GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5884

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Escola Rural, Currículo Urbano, Emancipação

Resumo

A partir da inquietação em compreender como um currículo de uma escola rural que não atende à educação do campo influencia na vida da população rural, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivo de analisar de forma crítica os conteúdos da Geografia escolar oferecidos em uma escola rural de um distrito do município Alfenas-MG. Para alcançar este objetivo foram feitas análise do currículo oficial, entrevistas com a comunidade escolar, análise de caderno de alunos e vivência no distrito onde a escola se localiza. Entende-se que ao absorver conteúdos e currículos urbanos, uma escola localizada na zona rural, reforça os domínios da cultura hegemônica. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a disciplina Geografia não está sendo utilizada como instrumento social para superação de entraves colocados pelo sistema capitalista no meio rural e para emancipação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Abigail Bruna da Cruz, Graduanda do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas -MG

Graduanda do curso de Geografia Licenciatiura da Universidade Federal de Alfenas

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas - Minas Gerais

Professora  Adjunta, especialista em ensino de geografia, lotada no Instituto de Ciencias da Natureza na Universidade Federal de Alfenas.

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Publicado

2019-01-17

Como Citar

da Cruz, A. B., & de Azevedo, S. de C. (2019). GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum. REVISTA NERA, (46), 106–128. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i46.5884

Edição

Seção

Artigo original