TERRA E EDUCAÇÃO EM DISPUTA: UM ESTUDO DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DA FIBRIA/VERACEL PAPEL E CELULOSE NO EXTREMO SUL DA BAHIA/Land and education in dispute: A study of the education actions of Fibria/Veracel paper e cellulose in the extreme south of Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v21i45.5848Palavras-chave:
Educação do Campo, lutas sociais, agronegócio, Terra e Educação, Pedagogia da hegemoniaResumo
Esta pesquisa buscou apreender os projetos educacionais do agronegócio na região extremo sul da Bahia desenvolvido pela empresa florestal FIBRIA/Veracel buscando identificar em que medida suas ações visam a construção de uma pedagogia da hegemonia junto as comunidades atendidas contrariando os pressupostos da educação do campo. O referencial teórico utilizado sustentou se em Vendramini (2010), Martins e Neves (2012); Martins (2007, 2009); Jimenez (2007), Depieri (2013); Junqueira e Bezerra (2013), D’Agostini e Vendramini (2014), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa documental cuja coleta dos dados foi realizada mediante consulta aos projetos, relatórios de gestão disponibilizados nos veículos de divulgação da própria empresa. Os resultados indicam que, Fibria atua na região com uma unidade da Veracel. No tocante às ações educacionais atua na região desde a sua fundação em 2006, com construção e reformas de escolas, formação de profissionais que atuam nas escolas (gestores, professores, merendeiras e vigias), projetos nas comunidades indígenas com a doação de kit escolares, formação de jovens indígenas empreendedores, construção de escolas e projetos de Educação Ambiental. Assim, atua aparentemente como parceira das comunidades, conquista a confiança e mantém a dominação com êxito, contrariando assim os pressupostos do Movimento por uma Educação do Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.