QUE QUALIDADES PARA QUAIS MERCADOS? O CASO DO QUEIJO COLONIAL DA MICRORREGIÃO DE CAPANEMA, PARANÁ/Which qualities to which markets? The case of colonial cheese in Capanema micro-region, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5845Palavras-chave:
Agroindústria familiar rural.Desenvolvimento rural.Produtos tradicionais. Inspeção sanitária. Mercados.Resumo
Este estudo busca caracterizar e compreender o mercado do queijo colonial na microrregião de Capanema, sudoeste paranaense, identificando quais são os atributos valorizados por consumidores, produtores e técnicos/gestores na qualificação desses queijos. Para responder esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada voltada a produtores, consumidores e técnicos/gestores de órgãos de fiscalização de produtos alimentícios. Os resultados revelaram um número expressivo de agroindústrias de queijos coloniais informais na região. Dos casos avaliados, verificou-se que as agroindústrias informais vendem seus produtos a partir de cadeias curtas de abastecimento do tipo face a face, enquanto as agroindústrias formais ampliam seu escopo para cadeias curtas de proximidade espacial e para cadeias longas de abastecimento, perdendo em parte, a artesanalidade de seus produtos. Se por um lado, a qualidade dos queijos dos mercados formais é essencialmente avaliada pelo seu aspecto sanitário, a qualidade mais valorizada nos mercados informais de queijo colonial giram em torno de outros atributos como gosto, cultura, tradição e natureza. Estas qualidades, somadas à confiança dada pela tradição e conhecimento entre produtores e consumidores parecem promover estes mercados que seguem sobrevivendo junto aos mercados hegemônicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.