A FACE E AS MÚLTIPLAS FACETAS DA BARBÁRIE SOCIETAL NO CAMPO BRASILEIRO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES/The face and the multiple facets of societal barbarism in the Brazilian countryside: some considerations/El rostro y las múltiples facetas de la barbarie societal en el campo brasileño: algunas consideraciones
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5507Palavras-chave:
Capital, trabalho, questão agrária, luta de classes, campesinatoResumo
O presente artigo busca refletir sobre as investidas do capital sobre o trabalho no campo brasileiro, enfatizando a sua face mais bárbara que se concretiza, por um lado, em um processo de significativa concentração da propriedade fundiária nas mãos de poucos grupos econômicos e, por outro, no aumento exacerbado da violência e mesmo extermínio de trabalhadores rurais e camponeses que lutam pelo acesso à terra ou para nessas permanecerem como condição para a reprodução da vida. Nesse processo, reflete sobre as formas de intensificação da barbárie societal no campo imposta pelo processo de acumulação do capital, que ora denominamos “os 7 pecados do capital” no campo brasileiro, que, contraditoriamente, levam ao reacender da luta de classes, que se consolida nas diversas ações implementadas pelos camponeses pela conquista ou permanência na terra de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.