A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO/The countryside-city relationship in teaching geography: geography curriculum study of the state of São Paulo/La relación campo-ciudad en la enseñanza de Geografía: estudio del Currículo de Geografía del estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i44.5342Palavras-chave:
Currículo, relação Campo-Cidade, questão agrária, campesinatoResumo
Este artigo é resultado de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação (Mestrado) em Geografia da UFMS, campus de Três Lagoas. O objetivo principal foi a análise das dimensões campo-cidade no Currículo Oficial para a disciplina de Geografia, do Estado de São Paulo. Nos estudos da questão agrária, têm-se leituras constituídas a partir de diferentes paradigmas: o Paradigma do Capitalista Agrário (PCA) e o Paradigma da Questão Agrária (PQA). Este trabalho alinha-se à concepção teórica baseada no segundo paradigma e sua vertente campesinista, defendendo-se a ideia de que a questão agrária e a disputa pelo território expressam-se, também, no ambiente escolar, apontando as críticas à difusão da ideologia capitalista por meio da agricultura moderna, alinhavada, no Currículo escolar, ao Paradigma do Capitalismo Agrário. Para tanto, seguindo estas orientações teórico-metodológicas, analisou-se o material didático e o currículo de Geografia para as escolas estaduais paulista.
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