ESTRANGEIRIZAÇÃO DA TERRA: (DES) CONSTRUINDO UMA DEFINIÇÃO A PARTIR DA GEOGRAFIA/ Land foreignization: (de) constructing a definition from the Geography/ Extranjerización de la tierra: (de) construcción de una definición desde la Geografía
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i36.5219Palavras-chave:
Estrangeirização da terra, land grabbing, controle de terras, debate paradigmático, território.Resumo
Apesar de ser um processo antigo, a apropriação de terras por estrangeiros, aqui chamada por estrangeirização da terra, apresenta um novo ciclo desde o início do século XXI. Esta nova guinada na estrangeirização da terra promove um intenso debate em torno do referido processo. Emerge uma série de definições, elementos, impactos e possíveis causas da estrangeirização da terra oriundas de pesquisadores acadêmicos, instituições multilaterais, governos, empresas, movimentos sociais e organizações não governamentais, muitas vezes divergentes entre si, sem consenso algum. No Brasil, o debate sobre a estrangeirização da terra, apesar de ter se intensificado nos últimos anos, ainda é bastante restrito. Assim, o nosso objetivo é propor um definição de estrangeirização da terra a partir da ciência geográfica através do debate paradigmático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.