PRODUÇÃO ECOLÓGICA DE ARROZ DOS ASSENTAMENTOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: UM CASO DE GESTÃO PARTICIPATIVA E GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS/Ecological rice production in settlements of the metropolitan region of Porto Alegre: a case of participatory management and generation of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i35.4766Palavras-chave:
Geografia Agrária, Movimentos SociaisResumo
Compreendendo os assentamentos como um espaço em permanente disputa, as famílias assentadas territorializam-se e constroem territórios insurgentes, com força político-organizativa, econômica e ideológica, orientadas por uma organização camponesa, conhecida por MST.
Nestes territórios as famílias assentadas constituíram um conglomerado econômico-produtivo e comercial, de base ecológica, democrático e cooperado incorporando as várzeas em seus sistemas de produção, gerando diversos conhecimentos a partir da observação, experimentação e troca de conhecimentos entre os camponeses através de seminários e dias de campo.
Com uma gestão participativa, tendo por base os grupos de produtores e as cooperativas singulares, edificou-se nestes dezessete anos o Grupo Gestor do Arroz Ecológico, como espaço articulador dos debates, do planejamento e da execução das ações deste conglomerado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.