ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO CAMPO: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DOS NÚMEROS/Origin and development of capitalism in the countryside: a discussion beyond the numbers

Autores

  • Flávia Lorena Brito UNEMAT
  • Odimar João Peripolli UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.4490

Palavras-chave:

Campo. Capitalismo. Questão agrária.

Resumo

Neste trabalho buscamos, basicamente, mostrar a relação capital versus terra. Mais especificamente, como se dá esta relação e quais as principais implicações e desdobramentos concretos no campo brasileiro. O texto divide-se em duas partes: como se deu a origem do capitalismo no campo, Europa Ocidental, final do século XV e início do século XVI e o capitalismo no campo brasileiro e a formação da atual estrutura fundiária. De cunho qualitativo/quantitativo, o texto (bibliográfico e documental), tem seu aporte teórico no materialismo histórico dialético. Os números, as discussões e análises mostram um projeto de campo cada vez mais voltado a atender os interesses do grande capital, alinhado aos ditames impostos pelo projeto monocultor-exportador, hoje denominado agronegócio. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Lorena Brito, UNEMAT

Mestre em educação pela Unemat/2015. Graduada em História pela UEG/2006. Técnica em Assuntos Educacionais no IFMT Campus de Barra do Garças.

Odimar João Peripolli, UNEMAT

Doutor em Educação pela UFRGS/2009. Professor adjunto Unemat, Campus Sinop/MT e do PPGedu/Unemat, linha de pesquisa Educação e Diversidade.   

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Brito, F. L., & Peripolli, O. J. (2017). ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO CAMPO: UMA DISCUSSÃO PARA ALÉM DOS NÚMEROS/Origin and development of capitalism in the countryside: a discussion beyond the numbers. REVISTA NERA, (40), 39–60. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i40.4490

Edição

Seção

Artigo original