DILEMAS DO PROCESSO DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DE FAMÍLIAS ATINGIDAS POR GRANDES PROJETOS NA VOLTA GRANDE DO XINGU, PARÁ, BRASIL/ Dilemmas of the deterritorialization process of families affected by large projects in the Volta Grande do Xingu, Pará, Brazil/ Dilemmes du processus de detérritorialisation de familles ateintes par des grands projets dans la Volta Grande du Fleuve Xingu, Pará, Brésil
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4050Palavras-chave:
Hidrelétrica, conflito, mineração, rio Xingu, AmazôniaResumo
Neste trabalho são discutidos elementos do drama vivido em relação ao processo de desterritorialização e da resistência por parte das famílias camponesas das vilas da Ressaca, Ilha da Fazenda e Garimpo do Galo na Volta Grande do Xingu em função da construção da hidrelétrica de Belo Monte e o projeto de Mineração Volta Grande do Xingu. Além do trabalho de observação direta e diálogos frequentes com os moradores foram feitas entrevistas, das quais 11 gravadas, no período compreendido entre os meses de maio e julho de 2012. Foi possível constatar um processo de desterritorialização de consequências drásticas em que as empresas naturalizam as consequências na vida das pessoas sob o argumento de que o objetivo final é o bem comum. Essa manifestação é enfatizada na medida em que o Estado avaliza a reprodução do discurso de que as populações locais são entraves ao desenvolvimento e são justificadas as ações que se sobrepõem aos modos de vida ainda que ampliem os problemas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.