COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE CAMPO E CIDADE: PERSPECTIVAS TEÓRICAS/Relationship complexity between countryside and city: theoretical perspectives
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i29.3345Palavras-chave:
campo, cidade, relações campo-cidade, espaços distintos, complementaridade.Resumo
O presente texto constitui-se de revisão de literatura acerca das relações entre campo e cidade cujo intuito é desconstruir concepções da urbanização enquanto processo civilizatório pleno, no qual prevalecem oposições e idealizações em relação aos espaços rurais e urbanos, na maioria das vezes em detrimento do primeiro, destacando que a complementaridade entre estes espaços pode suplantar tais concepções dicotômicas e idealizadas e que entre o rural e o urbano existe mais interpenetração do que uma abrangência homogeneizante do segundo em relação ao primeiro. Vislumbra-se a possibilidade de se pensar o campo e a cidade enquanto espaços culturais e de vivência, espaços distintos que se complementam justamente pelas diferenças que possuem. Constata-se que o rural e o urbano, as ruralidades e as urbanidades extrapolam possíveis limites físico-territoriais da abrangência material do campo e da cidade podendo estar presentes em ambos os espaços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.