CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS EM UNIDADES DE PRODUÇÃO E VIDA FAMILIARES (UPVFs) DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR/Considerations about cisterns construction´s experience in family life and production units (FLPU) of Fra
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i29.3119Palavras-chave:
Águas pluviais, Cisternas, reuso, Agricultura Orgânica, Francisco Beltrão.Resumo
No contexto da conservação e do reuso da água, os sistemas para captação e armazenamento de águas pluviais denominados cisternas, vem se expandindo no Brasil, sobretudo por meio de políticas públicas para o semi-árido da Região Nordeste. No entanto, as cisternas são úteis para outras regiões do país, seja nas cidades, como forma de regulação do escoamento das águas pluviais, mas principalmente em unidades rurais, onde as águas pluviais podem ser utilizadas para fins diversos, sobretudo em períodos de estiagem. Este artigo apresenta uma experiência de construção de cisternas em estabelecimentos rurais, entendidos enquanto Unidades de Produção e Vida Familiares (UPVF), no município de Francisco Beltrão – PR, discorrendo sobre os materiais e a metodologia utilizados, bem como sobre as adequações realizadas para otimizar o uso das águas pluviais. Através de um projeto financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi possível construir cinco cisternas em UPVFs que praticam agricultura orgânica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.