ITAIPU E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO CAPITAL (Itaipu and the formation of capital's territory)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i27.2874Palavras-chave:
América do Sul, Integração elétrica, eletricidade, Itaipu, território do capital.Resumo
Neste artigo, Itaipu é analisada como resultado da organização dos fatores de produção para apropriação e transformação de recursos naturais, nesse caso eletricidade, que por sua vez é uma mercadoria fundamental. A organização dos fatores de produção cria um ambiente ora de integração, ora de exclusão dos países membros, instituindo o que o autor denomina de um território do capital. O artigo faz uma análise do significado de Itaipu para a indústria de eletricidade do Brasil e Paraguai e quanto de avanços exigiu, não apenas em aspectos de engenharia, mas sobre novos arranjos nas relações diplomáticas no extremo sul do continente, além de um forte aparato jurídico institucional capaz de viabilizar, financeira e politicamente, o projeto, demonstrando o quanto Itaipu está integrada aos interesses do capital industrial e financeiro, tanto no nível regional e no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.