PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSUMO NO CONTEXTO DE EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO (Subsistence production and self-consumption in the context of agribusiness expansion)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2812Palavras-chave:
agronegócio, subsistência, camponês, Pato BragadoResumo
O processo de expansão do agronegócio promoveu um conjunto de transformações no espaço agrário brasileiro. Se de um lado verificou-se a hegemonização do agronegócio com a expansão de culturas comerciais de exportação, principalmente, de outro, constatou-se a importância da produção de subsistência, mesmo num contexto adverso à sua manutenção. A manutenção da produção de subsistência no campo no contexto da expansão do agronegócio está vinculada ao processo contraditório e desigual das relações capitalistas que ora elimina, ora cria ou recria relações não-capitalistas de produção. Nesse contexto, a produção de subsistência e autoconsumo podem representar uma estratégia de existência dos camponeses, quando foi tomado de exemplo aqueles do município de Pato Bragado, no Oeste do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.