O DISCURSO DO AGRONEGÓCIO: MODERNIDADE, PODER E “VERDADE” (The discourse of agribusiness: modernity, power and "truth")

Autores

  • Jose Renato Sant'Anna Porto Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Sociedade e Agricultura, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e pesquisador do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA).

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2769

Palavras-chave:

agronegócio, poder, discurso, modernidade, terra

Resumo

No contexto contemporâneo, especialmente nas duas últimas décadas, o chamado agronegócio vem se consolidando no Brasil sustentado por processos políticos e econômicos que transcendem a esfera nacional e que lhe permitem taxas de crescimento significativas, configurando, juntamente com o setor energético e com o setor mineral, o que vem sendo chamado de "re-primarização" da economia nacional. Em que pese essa guinada mais recente, o que não pode ser deixado de lado é o fato de que tal fenômeno está intimamente ligado à capacidade de reprodução e de renovação da classe política historicamente vinculada à posse da terra, que soube remodelar sua imagem a partir de uma produção discursiva complexa e que, ao apropriar novos elementos, busca obscurecer as práticas tradicionais dessa elite ligada diretamente aos conflitos fundiários. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo realizar uma leitura de alguns canais em que o discurso do agronegócio ganha forma, em especial na mídia impressa que tem papel significativo na formação da opinião pública. Pode-se observar que ao fazer uma bricolagem de uma série de elementos (sustentabilidade, modernidade, desenvolvimento, legalismo, etc.), a produção discursiva que dá sustentação e aceitabilidade às práticas do agronegócio visam, sobretudo, promover uma conotação benfazeja ao agronegócio e seu modelo de exploração agrícola.

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Publicado

2014-12-23

Como Citar

Sant’Anna Porto, J. R. (2014). O DISCURSO DO AGRONEGÓCIO: MODERNIDADE, PODER E “VERDADE” (The discourse of agribusiness: modernity, power and "truth"). REVISTA NERA, (25), 25–46. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2769

Edição

Seção

Artigo original