UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REMANESCENTES DE QUILOMBOLAS DOS CAETANOS DE CAPUAN, CAUCAIA – CEARÁ (A process of empowerment of young and adults remains of the quilombolas of Caetanos from Capuan, Caucaia – Ceará)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2547Palavras-chave:
Educação do campo, agricultura camponesa, práticas pedagógicas, sujeitos do campo, jovens e adultos.Resumo
O presente estudo delineia uma análise da importância da educação como prática social e sua contribuição com o processo de construção histórica da sociedade. É uma análise que integra as dimensões produtivas e pedagógicas em espaços não formais de educação. Para a composição deste estudo considerou-se a educação presente em seus diversos momentos e espaços, enaltecendo a formação dos movimentos sociais como práticas políticas, econômicas e culturais, que caracterizam os sujeitos marcados por uma identidade diferenciada. Assim, esta pesquisa pautou-se na análise da importância da Educação do Campo em seus diversos aspectos, e como esta foi apropriada pelo "Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar, através da Capacitação Social de Jovens e Adultos Agricultores". O projeto foi executado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, no Estado do Ceará, por meio de práticas contextualizadas, para a alfabetização de jovens e adultos camponeses pertencentes e representados por movimentos sociais. O objeto de estudo, para análise do Projeto, foi a Comunidade Remanescente de Quilombolas dos Caetanos de Capuan, em Caucaia, no Ceará. Por fim, a composição deste trabalho retrata os saberes da educação na perspectiva de um currículo em ação que considere a relação de vida dos camponeses com a terra, com o trabalho e com a Educação no e do Campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.