REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE CÁCERES/MT E SELVÍRIA/MS: AGRONEGÓCIO, SUBORDINAÇÃO E EMANCIPAÇÃO CAMPONESA (Agrarian reform in the cities of Cáceres/MT and Selvíria/MS: agribusiness, subordination and peasant emancipation)

Autores

  • Mariele Oliveira Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas
  • Rosemeire Aparecida de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2366

Palavras-chave:

Corixinha/MT e Alecrim/MS, Reforma Agrária, agronegócio, integração ao capital, resistência camponesa.

Resumo

A área rural matogrossense e sul-mato-grossense mantém-se historicamente concentrada, são os conhecidos latifúndios da pecuária e, atualmente, das atividades monocultoras da soja, cana-de-açúcar e eucalipto. Esta situação criou, e cria, dificuldades de acesso à terra por parte dos camponeses. Portanto, objetivamos-se analisar as condições de reprodução camponesa nos projetos de assentamento Corixinha/MT e São Joaquim/MS - uma vez que estes se encontram mais diretamente influenciados pela expansão territorial do agronegócio. Logo, buscar-se-á desvendar se as formas encontradas pelos assentados para continuar na terra, apontam para a subordinação e/ou para a emancipação. A metodologia adotada baseia-se na revisão de obras que tratam em especial da Reforma Agrária; levantamento de dados junto aos órgãos públicos; e entrevista com as famílias dos projetos de assentamento, com o intuito de averiguar os desdobramentos tanto das políticas públicas como do cerco do monocultivo. Em suma, o pressuposto é considerar tanto as formas de subordinação quanto as de resistência como parte das estratégias de flexibilidade da classe camponesa para continuar se reproduzindo no campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariele Oliveira Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS/Campus de Três Lagoas. Atualmente mestranda em Geografia pela mesma instituição na linha de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo. Bolsista da Capes e Membro do GETT Grupo de Estudos Terra-Território. Extencionista do Projeto "A UFMS/CPTL do Jornal Correio do Estado", da UFMS/ CPTL. Atua como 1 Secretária da Associação de Geógrafos Brasileiros/AGB, Seção Local Três Lagoas (Gestão 2012-2014). Participa da Rede Pro-Centro-Oeste integrando a equipe do projeto de pesquisa, intitulado: Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária" (apoio do MCT/CNPq e do FNDCT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando nos seguintes temas: dinâmicas territoriais do agronegócio da celulose, reforma agrária e resistência camponesa, soberania alimentar.

Rosemeire Aparecida de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas

Possui graduação (1991), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Geografia pela Unesp, Campus de Presidente Prudente. É professora associada 1 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas onde trabalha nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. É presidente do conselho editorial da Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Três Lagoas e Diretora da AGB-Seção Local de Três Lagoas (Gestão 2011-2013). Desenvolve projetos de pesquisa na área de Geografia Agrária, bem como de extensão. É líder do grupo "Estudos Agrários/CNPq", parecerista Ad Hoc FUNDECT e colabora com a Comissão Pastoral da Terra/MS. Atualmente é pesquisadora do NERA-UNESP e coordena Projeto de pesquisa na Rede Pro-Centro-Oeste, intitulado: "Questão Agrária e Transformações Socioterritoriais nas microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra/MT na última década censitária (Apoio MCT/CNPq/FNDCT/FUNDECT/CAPES). Possui artigos sobre movimentos sociais, recriação camponesa, assentamentos de sem-terra, reforma agrária, agricultura camponesa em periódicos especializados como Terra Livre, Campo-Território, NERA, e nos seguintes livros: Autoria - (Re)criação do Campesinato, Identidade e Distinção: a luta pela terra e o habitus de classe (Unesp, 2006). Co-Autoria: "Cultura, Trabalho e Memória" (UFMS, 2006); "Educação na Alternância" (UCG, 2007); "Geografia Agrária: teoria e Poder" (Expressão Popular, 2007); "Campesinato e Territórios em Disputa" (Expressão Popular, 2008); "Terra e Território: a questão camponesa no capitalismo" (Expressão Popular, 2010). Co-Organizadora: "A Questão Agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar" (UFMS, 2008); "Práticas de Ensino e Pesquisa em História e Geografia" (UFMS, 2008); "Educação no/do Campo em Mato Grosso do Sul" (UFMS, 2008); Território e Territorialidades em Mato Grosso do Sul (Expressão Popular, 2011).

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Silva, M. O., & Almeida, R. A. de. (2014). REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE CÁCERES/MT E SELVÍRIA/MS: AGRONEGÓCIO, SUBORDINAÇÃO E EMANCIPAÇÃO CAMPONESA (Agrarian reform in the cities of Cáceres/MT and Selvíria/MS: agribusiness, subordination and peasant emancipation). REVISTA NERA, (25), 88–101. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i25.2366

Edição

Seção

Artigo original