CONTRADIÇÕES DO PROGRAMA SERGIPANO DE BIODIESEL (Contradictions of Sergipe biodiesel program)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i21.2116Palavras-chave:
Probiose, biocombustíveis, agricultura familiar, estrutura fundiária, soberania alimentar.Resumo
Diante da emergência de substituição de matriz energética em escala mundial a biomassa tem se apresentado como uma alternativa viável para o Brasil na produção de combustíveis para transportes. No entanto, em razão dos desdobramentos e conflitos que envolvem a política bioenergética nos domínios nacional, regional e estadual, nos propomos neste ensaio a refletir sobre algumas contradições que envolvem o Programa Nacional para Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e se refletem no conjunto dos estados brasileiros por meio dos programas implantados com o mesmo objetivo, a exemplo do programa sergipano de biodiesel (Probiose). As incoerências que os circundam envolvem diversos aspectos, mas tem como base o modelo de políticas públicas rurais adotadas no país, que desarticuladas e desvinculadas do contexto, se voltam ao desenvolvimento agrícola, em detrimento da questão agrária. Somado a outros fatores, tal conflito representa ameaça à sustentabilidade do programa.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.