NOVA LÓGICA NA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA: TRANSFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS PARA A PERPETUAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER (New logic in the production of cane sugar in the Zona da Mata pernambucana: transformations land structure ...)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i22.2105Palavras-chave:
estrutura fundiária, Zona da Mata pernambucana, cana-de-açúcar, territórios, organização socioespacial.Resumo
A estrutura fundiária da Zona da Mata pernambucana é caracterizada, desde o início da colonização europeia, pelos latifúndios e a monocultura de cana de açúcar. Esses elementos ainda permanecem compondo a região, apesar da inserção no campo de novas formas produtivas e de relações de trabalho. Nesse sentido, buscou-se neste artigo compreender e analisar o processo de transformação da Zona da Mata pernambucana e seus desdobramentos na organização socioespacial da região. As décadas de 1980 e 90 representam um marco temporal da tentativa de mudança dessa estrutura fundiária por parte do Estado frente às tensões sociais geradas no campo. Desta forma, observa-se uma nova lógica na produção de cana de açúcar, com uma reconfiguração dos territórios, porém com a perpetuação das relações de poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.