UM OLHAR SOBRE AS REDES DE SOCIABILIDADE CONSTRUÍDORAS DO TERRITÓRIO DAS FABRIQUETAS DE QUEIJO

Autores

  • Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal de Goiás
  • Maria Geralda de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i8.1444

Palavras-chave:

rural, identidade, redes, fabriquetas, território.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo, discutir os conceitos do rural, território e redes, relacionando a uma atividade agroalimentar criada pelos agricultores no sertão sergipano, favorecendo a revalorização destes e fortalecendo a identidade cultural. A criação desta atividade, prioritariamente na zona rural, está intimamente ligada a uma população que reluta em não abandonar a terra natal, refletindo a percepção do mercado de trabalho atual e a sua difícil inserção no sistema produtivo. As redes de sociabilidade articulam os elementos constituintes da cadeia produtiva do leite, visando manter-se na sua área de origem, possibilitando o surgimento de uma dinâmica no mercado informal através da criação de alternativas para beneficiamento do leite, gerando trabalho e renda, e, consequentemente, reproduzindo-se. Porém, as políticas públicas não são direcionadas para este setor no sentido de valorizar o potencial cultural existente no meio rural do sertão sergipano, diferentemente do que acontece com o grande capital industrial.

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Como Citar

Menezes, S. de S. M., & Almeida, M. G. de. (2012). UM OLHAR SOBRE AS REDES DE SOCIABILIDADE CONSTRUÍDORAS DO TERRITÓRIO DAS FABRIQUETAS DE QUEIJO. REVISTA NERA, (8), 133–150. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i8.1444

Edição

Seção

Artigo original