DO SONHO À DEVASTAÇÃO, ONDE TUDO SE (RE)CONSTROI: EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS NAS LUTAS POR TERRA DA REGIÃO DO CARIRI- CE
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i14.1385Palavras-chave:
Caldeirão, Assentamento 10 de Abril, Lutas de referência, Espacialização, TerritorializaçãoResumo
Esse artigo pretende discutir sobre as formas das lutas pela terra construídas pelos camponeses do assentamento 10 de Abril, localizado no município de Crato, região do Cariri. Nosso trabalho mostra como a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, destruída pelo Governo do Estado do Ceará em 1936, funciona como uma luta de referência que, ao ser rememorado em 1991 por camponeses organizados, criou um fato político que deu origem aos processos de conquista e territorialização do primeiro assentamento rural da região sul do Ceará.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.