SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO PANTANAL MATO-GROSSENSE: INTERFACES ENTRE CULTURA, ECONOMIA E GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i15.1376Palavras-chave:
Pantanal, Tradição, Cultura, Modernização, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
O presente artigo busca apontar as transformações nas técnicas de manejo da pecuária e nas relações sociais de um grupo de famílias residentes no Pantanal de Cáceres – Mato Grosso, Brasil. Para tanto, adota como técnicas de pesquisa a observação direta e a realização de entrevistas com representantes de duas gerações. Conclui-se que, inserida em um contexto em que as pastagens cultivadas proporcionam maior lucratividade, a tradição pantaneira não se inscreve no presente como prolongamento do passado, mas sim como aspectos mutáveis comandados pelo ritmo incessante das transformações. A globalização e a modernização são desafios para o desenvolvimento sustentável fazendo-se necessário que a proteção ecológica caminhe simultaneamente com as transformações culturais e os anseios econômicos dos habitantes do Pantanal.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.