Atualização de política editorial - Declaração de disponibilidade de dados de pesquisa

2025-08-11

Estimados(as) autores(as),

Em conformidade com os princípios da Ciência Aberta e com os “Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO Brasil, a partir de 12 de agosto de 2025 todas as submissões à Revista NERA deverão ser acompanhadas da declaração de disponibilidade de dados de pesquisa. No caso das submissões em processo de avaliação até a referida data, em caso de aceite para a publicação, deverão igualmente encaminhar a declaração de disponibilidade de dados de pesquisa, seguindo as orientações do Conselho Editorial após contato do mesmo.

Dados de pesquisa são dados, textos, códigos, métodos e demais materiais utilizados ou gerados no desenvolvimento de uma investigação científica, os quais servem de base para os resultados apresentados nos manuscritos publicados no periódico. 

Os dados de pesquisa devem ser depositados no momento da submissão do manuscrito à Revista NERA, por meio da plataforma SciELO Data (buscar a coleção da Revista NERA na plataforma). Após a submissão dos dados de pesquisa seguindo as orientações postas no Guia de preparação de dados de pesquisa da SciELO e no Guia de depósito de dados de pesquisa, os(as) autores(as) deverão encaminhar o link para acesso aos dados de pesquisa no sistema de submissão da Revista NERA na declaração de disponibilidade de dados de pesquisa.

Durante o processo de avaliação, os dados de pesquisa serão analisados em conjunto com o manuscrito. Em caso de aprovação do manuscrito, os dados de pesquisa serão publicados; em caso de rejeição, os dados serão excluídos do repositório SciELO Data.

O envio dos dados de pesquisa não é obrigatório, é apenas um incentivo a Ciência Aberta e a reprodutibilidade científica. Contudo, é obrigatória, em todas as submissões à Revista NERA, a apresentação da declaração de disponibilidade de dados de pesquisa, conforme modelo disponibilizado nas diretrizes para autores(as).

Convidamos a todos e todas para acessarem a descrição da política de depósito de dados disponível na página da Revista NERA.