Comunicado Editorial – Atualização do Modelo de Declaração de Ineditismo e Uso de Inteligência Artificial

2025-07-06

Informamos que o modelo de Declaração de Ineditismo do Manuscrito foi atualizado, incorporando a obrigatoriedade de declaração sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no processo de elaboração dos manuscritos submetidos à Revista NERA.

De acordo com o novo modelo, os(as) autores(as) que tiverem utilizado qualquer ferramenta de IA durante a construção de seus manuscritos deverão informar:

  • Qual ferramenta foi utilizada;

  • O período de utilização;

  • A finalidade do uso;

  • O conteúdo gerado pela ferramenta.

A Revista NERA segue as diretrizes da Rede SciELO Brasil no que se refere à utilização e à declaração do uso de ferramentas de IA. Recomendamos fortemente a leitura atenta dessas diretrizes.

O modelo atualizado está disponível na seção Diretrizes para Autores(as) da Revista NERA, acessível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/about/submissions

A partir de 7 de julho de 2025, todos os manuscritos submetidos deverão, obrigatoriamente, declarar o uso (ou a ausência de uso) de ferramentas de Inteligência Artificial.

A omissão dessa informação constitui falha ética, por violar os princípios de transparência, integridade e honestidade em pesquisa. No caso de identificação de uso não declarado de IA durante o processo de avaliação, o manuscrito será automaticamente arquivado. Se houver denúncia de uso não declarado após a publicação, a Revista NERA instaurará um processo de apuração. Confirmada a infração, o manuscrito será formalmente retratado, conforme as políticas editoriais vigentes. Os(as) autores(as) assumem total responsabilidade pelo conteúdo do artigo submetido.

Essa atualização não visa apenas manter as políticas editoriais da Revista NERA em consonância com os debates contemporâneos no campo editorial, mas também reforçar o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação científica, contribuindo para a credibilidade da ciência.

Construir uma ciência aberta, politizada, orientada por propósitos e socialmente comprometida é uma tarefa coletiva — um compromisso que a Revista NERA assume como princípio editorial.