A importância da indústria e da industrialização para o desenvolvimento econômico no Brasil: uma revisão bibliográfica preliminar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35416/2022.8252

Résumé

A concentração industrial no Brasil se originou a partir de 1860 a 1880 no Estado de São Paulo, durante o ciclo de expansão das exportações de café que foi o motor primário da acumulação de capital. Nesse sentido, o artigo buscou apresentar uma radiografia do panorama da indústria e da industrialização no Brasil, tendo com eixo condutor a geografia histórica da produção material, através de uma revisão bibliográfica. Todavia, o desenvolvimento do capitalismo brasileiro e da industrialização no período de 1930/80, tem no Estado o fator estimulou a transferência do capital agrário para a indústria através de investimentos em infra-estrutura e políticas econômicas como: organização do mercado financeiro, incentivos que privilegiassem a exportação e a economia industrial – via a fase da industrialização de substituição de importações (ISI). Assim, nos anos 1990, o Estado procurou combater a inflação e controlar a dívida externa para a retomada do crescimento econômico. Entraram em cena as políticas neoliberais: a) abertura da economia ao mercado globalizado; b) desregulamentações dos mercados nacionais balizado pela privatização das empresas públicas e pelas fusões/aquisições de empresas. As empresas nacionais tiveram que aumentar a sua capacidade produtiva e tecnológica devido à competitividade com as empresas estrangeiras chegando sólidas ao século XXI.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Adriano Amaro de Sousa, Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba-SP, FATEC Itaquaquecetuba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Foi mestrado (2010) e doutorando (2019) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor do ensino superior da FATEC de Itaquaquecetuba. Também é professor do ensino médio técnico na Etec Albert Einstein (Casa Verde/SP). E professor colaborador da Faculdade de Conchas nos cursos de pós-graduação na área de educação. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: população, mobilidade, industrialização, cultura e ensino.

Références

ANTUNES, Ricardo. ADEUS AO TRABALHO?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 15ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

AURELIANO, Liana. No liminar da industrialização. 2.ed. Campinas: Unicamp. IE, 1999.

BRUM, Argemiro J. O desenvolvimento econômico brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes/Unijuí, 2000.

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930-1997. 2ed. Campinas: IE, 1998.

CHESNAIS, François. Mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

DEAN, Warren. A Industrialização de São Paulo. Ed. Universidade de São Paulo, 1976.

DUNDES, Ana Claudia. O processo de (des) industrialização e o discurso desenvolvimentista em Presidente Prudente. Presidente Prudente/SP: FCT/Unesp, 1998. (Dissertação de Mestrado).

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro/RJ: Fundo de Cultura, 1961.

FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 25 ed. São Paulo: Nacional, 1972.

HARVEY, David. Condições pós-modernas. São Paulo: Loyola, 1993.

IANNI, Octavio. Estado e Capitalismo. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MARINI, Ruy Mauro. “Dialética da dependência”. In: SADER, Emir. Dialética da Dependência. Petrópolis: Vozes, 2000.

MELO, João Manuel Cardoso de. O capitalismo tardio: contribuição à revisão da formação e do desenvolvimento. 10 ed. Campinas: Unicamp/IE, 1998.

NIVEAU, Maurice. História dos fatos econômicos contemporâneos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1969.

NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.

PRADO JR, Caio. História econômica do Brasil. 17 ed. São Paulo: Brasiliense, 1973.

SILVA, Sergio, Expansão cafeeira e origens da indústria. 8 ed. São Paulo:Alfa Omega, 1995.

SUZIGAN, Wilson. Indústria brasileira: origem e desenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1986.

TAVARES, Maria da Conceição. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro: ensaios sobre economia brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

TZMRESÁNYI, Tamas. Celso Furtado e o início da industrialização no Brasil. Revista de economia política, vol. 22, nº (86), p.3-14, abril-junho/2002.

Téléchargements

Publiée

2022-10-17

Comment citer

SOUSA, A. A. de. A importância da indústria e da industrialização para o desenvolvimento econômico no Brasil: uma revisão bibliográfica preliminar. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, 2022. DOI: 10.35416/2022.8252. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8252. Acesso em: 2 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos