Territorialidade e mobilidade: o Nikkei como profissional liberal médico / Territoriality and mobility: Nikkei as a medical liberal professional

Auteurs

  • Adriano Amaro de Sousa Faculdade de Tecnologia de São Paulo, FATEC, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v6i13.6521

Résumé

O presente artigo procurou compreender a territorialidade e a mobilidade dos profissionais liberais nikkeis médicos no município de Presidente Prudente/SP. Para tanto, os aspectos metodológicos estão balizados pelos depoimentos orais dos nikkeis descritos na literatura especializada da ciência geográfica. Todavia, na primeira parte do artigo, iremos tratar do conceito de territorialidade articulado com as relações de sociabilidade dos japoneses e seus descendentes no Brasil, visando compreender a mobilidade das famílias nipônicas. Já na segunda parte, buscaremos traçar o percurso da mobilidade espacial e social dos nikkeis profissionais liberais médicos, tendo como estudo de caso a trajetória (vida, estudos e profissão) de três médicos: o dr. Sizuvo Iamada, o dr. Tadashi Uchida e  o dr. Neiw Iamada. Assim, o dr. Sizuvo Iamada não era originário de Presidente Prudente/SP, mas escolheu essa cidade para empreender, trabalhar e morar. Porém, no caso dos doutores Tadashi Uchida e Neiw Iamada ambos têm Presidente Prudente/SP como lugar de origem e são filhos da classe média/alta local, terminaram a faculdade/residência e, paulatinamente, retornaram ao município natal como médicos para assumir os negócios da família.

Palavras-chave: territorialidade, mobilidade, família, nikkei e Presidente Prudente/SP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2019-11-13

Comment citer

DE SOUSA, A. A. Territorialidade e mobilidade: o Nikkei como profissional liberal médico / Territoriality and mobility: Nikkei as a medical liberal professional. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 13, p. 77–95, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v6i13.6521. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6521. Acesso em: 17 janv. 2025.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice