Processos erosivos urbanos e a qualidade dos corpos hídricos em Buriticupu, Maranhão

Auteurs

  • Marcelino Silva Farias Filho Universidade Federal do Maranhão
  • Larissa Thaís Dos Santos de Macedo Universidade Federal do Maranhão
  • Adriano de Lima Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Augusto Antônio Carvalho Campos Universidade Estadual do Maranhão

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i9.6344

Résumé

A erosão do solo e a poluição hídrica são graves problemas ambientais devem ser objeto de preocupação da sociedade como um todo. Em áreas propensas a esses eventos, como no caso de Buriticupu-MA, os fatores sociais necessitam ser controlados para que os danos deles oriundos sejam minimizados. O objetivo deste artigo foi o de analisar a dinâmica dos processos erosivos da cidade aludida e o consequente carreamento de sedimentos para os corpos hídricos. Utilizou-se como abordagem metodológica a Teoria Geossistêmica, adotando-se a pesquisa bibliográfica, a delimitação e caracterização da área de estudo, o mapeamento das principais voçorocas, a realização de visitas técnicas com entrevistas informais moradores, coletas e amostras de solos, registros fotográficos como procedimentos. Constatou-se que a cidade está assentada sobre solos de alta erodibilidade dada pelos elevados teores de silte e areia na sua composição granulométrica e os baixos teores de Al que dificultam a formação de estrutura nos solos, relevo ondulado e com médias pluviométricas anuais acima de 2000 mm, sendo fatores naturais determinantes na instabilidade da área. A ocupação desordenada e as deficiências de infraestrutura são catalisadores dos processos erosivos, uma vez que permitem a rápida intensificação destes. Os corpos hídricos apresentam trechos que já estão eutrofizados, estão soterrados por sedimentos e ou que já não possuem mais água corrente, dada a presença abundante de sedimentos e colonização por vegetação típica de ambiente eutrofizados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcelino Silva Farias Filho, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Geografia (Licenciatura) e Mestre em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão e graduado em História (Licenciatura) e em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Maranhão. É doutor em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (campus de Jaboticabal). Atualmente é professor Adjunto II do Curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Edafologia e Pedologia. Atualmente, é professor do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão.

Larissa Thaís Dos Santos de Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Aluna do Curso de Geografia, Bolsista de Iniciação científica e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Edafologia e Pedologia.

Adriano de Lima Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do curso de Geografia Bracharel da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisador do Grupo de Estudos em Edafologia e Pedologia (GEPEPE). Bolsista de projeto de pesquisa de Variáveis ambientais do alto curso do rio Mearim e suas influências sobre a fertilidade dos solos, da água e da piscosidade em seu médio curso.

Augusto Antônio Carvalho Campos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2017). Mestrando em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor da rede municipal de São Luís-MA e do Centro de Ensino Upaon-Açu. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Pedologia e Edafologia (GEPEPE) e do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Mapeamento (GEOMAP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física

Téléchargements

Publiée

2019-03-21

Comment citer

FARIAS FILHO, M. S.; DE MACEDO, L. T. D. S.; SANTOS, A. de L.; CARVALHO CAMPOS, A. A. Processos erosivos urbanos e a qualidade dos corpos hídricos em Buriticupu, Maranhão. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 9, p. 44–56, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v2i9.6344. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6344. Acesso em: 27 déc. 2024.