Entendimento e práticas pedagógicas dos professores de Geografia relativos à Geografia Física / Understanding and pedagogical practices of Geography teachers relating to Physical Geography

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6093

Résumé

O ensino de Geografia tem como objetivo fornecer aos alunos a compreensão do espaço geográfico e as relações entre o homem e a natureza no processo de construção do mesmo. A Geografia Física, volta-se para o estudo dos processos e as características de formação da Terra, incluindo as atividades humanas que causam interferência no meio ambiente. Neste sentido, esta pesquisa volta-se para discutir o entendimento e ensino de Geografia Física pelos professores de Geografia, constituindo um estudo de caso de um grupo de professores de Geografia da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná que já participaram como professor supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Metodologicamente, foram necessárias leituras de bibliografias específicas da área de estudo; aplicação de questionário a quatro professores de Geografia - durante o segundo semestre de 2018 e análise dos resultados obtidos. O objetivo da pesquisa foi analisar o entendimento e práticas dos professores de Geografia, referentes à Geografia Física, bem como, compreender os principais obstáculos que emperram o ensino das temáticas físico-naturais e as áreas de maior demanda de capacitação docente. Tem-se como resultados dessa pesquisa, que os professores de Geografia pesquisados precisam e requerem uma capacitação docente em relação à área de Geografia Física e seu ensino, que vão ao encontro da discussão teórica da Geografia Física atual, buscando outras metodologias, além de novos recursos didáticos para se ensinar as temáticas físico-naturais, sobretudo nas áreas de Climatologia, Geologia e Geomorfologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Kellen Cristina Vicente, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Possui graduação em Geografia - UEL, especialização em Análise Ambiental em Ciências da Terra - UEL e Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento - UEL. Doutora em Agronomia - UEL. Atua no quadro efetivo de professores do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campus de Cornélio Procópio - PR

Téléchargements

Publiée

2019-12-04

Comment citer

VICENTE, K. C.; OLIVEIRA, J. G. R. de. Entendimento e práticas pedagógicas dos professores de Geografia relativos à Geografia Física / Understanding and pedagogical practices of Geography teachers relating to Physical Geography. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 14, p. 08–27, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v7i14.6093. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6093. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos