AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA

Auteurs

  • Alexandre Antonio Abate Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.
  • Ritielle Cristina Aparecido Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.
  • Gabriel Vitor Nascimento Ferreira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i4.5456

Résumé

Neste artigo, apresentamos as principais análises e resultados obtidos através do desenvolvimento do projeto intitulado "Os desastres naturais do ponto de vista da Geografia e da mídia", o qual foi realizado com os alunos da Escola Estadual "Maria Luiza Formozinho Ribeiro", de Presidente Prudente - SP. Buscamos auxiliar os estudantes no entendimento de que, muitas vezes, a mídia, quando divulga casos de desastres de natureza hidrológica, ampara-se em intenções e ideologias específicas. Analisamos e desconstruímos notícias de jornais com o intuito de identificar como a mídia noticia tais desastres. Geralmente, os textos jornalísticos "naturalizam", através do sensacionalismo, os elementos causadores das inundações, das enchentes e dos alagamentos nos espaços urbanos, culpando o clima e/ou o tempo como os responsáveis pelos desastres naturais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alexandre Antonio Abate, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente - SP (2016). Atualmente, está cumprindo a carga horária faltante para a conclusão do bacharelado em Geografia e obtenção do título de Geógrafo. É pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e atua no estudo da mobilidade e acessibilidade urbanas. É integrante do GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais).

Ritielle Cristina Aparecido, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Presidente Prudente - SP (2016). Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) durante o primeiro semestre de 2014. Atualmente, está cursando o Bacharelado em Geografia pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Pesquisa Interações na superfície, água e atmosfera - GAIA.

 

Gabriel Vitor Nascimento Ferreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente - SP.

Estudante do 4º ano do curso de licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho - CEGeT. Membro do Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (Coletivo CETAS de Pesquisadores). Foi bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade PIBIC, no projeto: Territórios em disputa e a dinâmica geográfica do trabalho no século XXI (processo social e acesso a terra e a água, formas de exploração e saúde ambiental), entre 2014 e 2015 sob a orientação/coordenação do professor Dr. Antonio Thomaz Júnior. Foi bolsista no Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes" (CEMOSi) ao longo do ano de 2016. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), modalidade PIBIC, no projeto: Movimento Territorial de Classe, Plasticidade do Trabalho e os Impactos na Saúde do Trabalhador no Século XXI (conflitos territoriais e luta pelo acesso à terra e à água) sob a orientação do professor Dr. Antonio Thomaz Junior.

Téléchargements

Publiée

2017-12-30

Comment citer

ABATE, A. A.; APARECIDO, R. C.; NASCIMENTO FERREIRA, G. V. AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 4, p. 16, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i4.5456. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5456. Acesso em: 17 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos