DIRETRIZ CURRICULAR ORIENTADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GEOGRAFIA DO PARANÁ: PROPOSIÇÕES, LIMITES E DESCONTINUIDADES

Auteurs

  • Cleonice Alves de Mello Unioeste

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i14.3158

Résumé

O artigo analisa a DCE de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como, o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram a incompreensão e consequentemente a não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cleonice Alves de Mello, Unioeste

Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciada em Geografia.

Téléchargements

Publiée

2015-01-25

Comment citer

DE MELLO, C. A. DIRETRIZ CURRICULAR ORIENTADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GEOGRAFIA DO PARANÁ: PROPOSIÇÕES, LIMITES E DESCONTINUIDADES. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 14, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i14.3158. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3158. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos