DIRETRIZ CURRICULAR ORIENTADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GEOGRAFIA DO PARANÁ: PROPOSIÇÕES, LIMITES E DESCONTINUIDADES

Autores

  • Cleonice Alves de Mello Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i14.3158

Resumo

O artigo analisa a DCE de Geografia do Paraná, desde o processo inicial de elaboração dirigido pelo Estado até sua implantação nas escolas estaduais do município de Francisco Beltrão-PR. Apontam-se os limites e as possibilidades de implementação na prática pedagógica, assim como, o processo de descontinuidades das políticas educacionais. Inicialmente, aborda o papel do Estado a partir de Gramsci buscando entender a lógica do “Estado educador”. Em seguida, apresenta uma reflexão crítica sobre as Diretrizes e ao final, analisa o currículo como prática. Os resultados apontam para uma contradição entre o currículo proposto pela mantenedora desses estabelecimentos de ensino e o currículo posto em prática pelos docentes. Concluímos apontando os possíveis fatores que levaram a incompreensão e consequentemente a não aplicabilidade das Diretrizes por grande parte dos professores.


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Biografia do Autor

Cleonice Alves de Mello, Unioeste

Mestre em Geografia, Bacharel e Licenciada em Geografia.

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Publicado

2015-01-25

Como Citar

DE MELLO, C. A. DIRETRIZ CURRICULAR ORIENTADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE GEOGRAFIA DO PARANÁ: PROPOSIÇÕES, LIMITES E DESCONTINUIDADES. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 14, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i14.3158. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3158. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos