A Geohistoricidade Camponesa em “A Terra e o Homem no Nordeste”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9039

Resumen

A partir do livro “A terra e o homem no Nordeste,” escrito pelo geógrafo Manuel Correia de Andrade, as direções metodológicas referentes ao campesinato nordestino mudam de uma perspectiva ambientalista descritivista para uma discussão pautada nos conflitos territoriais e contradições sociais dessa região. Assim, por meio da análise dessa obra e do pensamento geohistórico de Manuel Correia de Andrade pode-se entender a construção do campesinato nas sub-regiões nordestinas sob uma perspectiva crítica. Para realizar esse resgate interpretativo será utilizada a abordagem contextual do Geógrafo francês Vincent Berdoulay (2003, 2017) que consiste, de forma geral, em analisar a conjunção da lógica interna e do conteúdo da ciência com os contextos no qual o cientista e os objetos de estudo estão situados. Dentro da espacialidade nordestina nota-se uma diferenciação entre as suas sub-regiões que foram produzidas por fatores históricos e geográficos. Com isso, mesmo que as relações de exploração do campesinato se repitam nessas sub-regiões, os fatores que levam a esse cenário não são necessariamente iguais. No combate às contradições espaciais existentes na região Nordeste a junção de camponeses em sindicatos; cooperativas e movimentos rurais é uma ação que pode fazer frente a essas contradições.
Palavras-chave: Nordeste; Conflitos; Manuel Correia de Andrade

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gerlane Gomes da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG), desenvolvendo pesquisas auxiliares na área do Pensamento Geográfico Regional e Pernambucano. Estudante de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um Nordeste de conflitos: a construção da territorialidade nordestina por Manuel Correia de Andrade". 

 

Rodrigo Dutra Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós-doutorado - FAPESP (2011-2013) - desenvolvendo pesquisa sobre a construção da relação entre Geografia e Teoria da Complexidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, história do pensamento geográfico, abordagem sistêmica complexa, Complexidade, planejamento e diagnóstico ambiental, fragilidade, vulnerabilidade e risco ambientais, teoria e dinâmica da paisagem.

Citas

ALBUQUERQUE, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 5° ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, F. D. Importância das teorias agrárias para a Geografia rural. Mercator-Revista de Geografia da UFC, 2009.

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. 3 ed. (Revista Atualizada). São Paulo: Brasiliense, 1973.

ANDRADE, M. C. O pensamento geográfico e a realidade brasileira. Boletim Paulista de Geografia, 1977.

ANDRADE, M. C. Poder político e produção do espaço. Recife: Fundação Joaquim - Massangana, 1984.

ANDRADE, M. C. O caso do Nordeste brasileiro. ASA Pernambuco, 1985.

ANDRADE, T. L C. Vida e obra de Manuel Correia de Andrade: caminhos percorridos na geografia e contribuições aos estudos regionais e ambientais. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

ANDRADE, T.L.C. Entrevista com Thais de Lourdes Correia de Andrade. Entrevista concedida a Gerlane Gomes da Rocha e Rodrigo Dutra Gomes, em 15 de julho de 2021.

ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de (Org.) BERNARDES, Denis: FERNANDES, Eliane Moury. O fio e a trama: depoimento de Manuel Correia de Andrade. Recife: UFPE. Ed. Universitária, 2002.

AQUINO, J. R.; ALVES; M.; VIDAL, M. F. Agricultura familiar no Nordeste do Brasil: um retrato atualizado a partir dos dados do censo agropecuário 2017. Rev. Econ. v. 51, p. 31-54, agosto de 2020.

BERDOULAY, V. A escola francesa de Geografia. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BERDOULAY, V. The Contextual Approach, em Geography, Ideology, and Social Concern. Organizado por D.R. Stoddart. London: Blackwell, 1981. Traduzido por Márcia Trigueiro, 2003.

BRASIL, Constituição (1988). Capítulo II – Dos Direitos Sociais Art.7. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 13/02/2021.

CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; CAMPOS, Rosana Soares; CASTILHOS, Clarisse Chiappini. (2017). Estado e agronegócio no Brasil uma análise do papel dos poderes Executivo e Legislativo para a expansão do agronegócio. In: MEDEIROS, R.M.V; CASTILHOS, C. C. Dinâmicas do espaço agrário: Velhos e novos territórios. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

DEZEMONE, Marcus. A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964 meio século depois. Revista Brasileira de História, vol. 36, n° 71, p. 131-154, 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Agências de Notícias, Censo Agropecuário, 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.censo-agro-207gov.br. Acesso em: 14/02/2021.

FREYRE, G. Nordeste: Aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste açucareiro. (7. ed). Global, 2004.

LEITE, J.C. O Homem do Nordeste. Teoria e debate, Edição 45, 2000. Disponível em: https://teoriaedebate.org.br/2000/07/01/o-homem-do-nordeste/. Acesso em: Agosto de 10/02/2021.

PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. Círculo do livro: São Paulo, 1980.

SAQUET, M. A. Contribuições para o entendimento da obra de Manuel Correia de Andrade: Geografia, região, espaço e território. Geo UERJ - Ano 12, nº. 21, v. 2, 2010.

Publicado

2022-09-21

Cómo citar

DA ROCHA, G. G.; GOMES, R. D. A Geohistoricidade Camponesa em “A Terra e o Homem no Nordeste”. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 2, p. 111–128, 2022. DOI: 10.35416/geoatos.2022.9039. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9039. Acesso em: 22 jul. 2024.