A Geohistoricidade Camponesa em “A Terra e o Homem no Nordeste”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9039

Resumo

A partir do livro “A terra e o homem no Nordeste,” escrito pelo geógrafo Manuel Correia de Andrade, as direções metodológicas referentes ao campesinato nordestino mudam de uma perspectiva ambientalista descritivista para uma discussão pautada nos conflitos territoriais e contradições sociais dessa região. Assim, por meio da análise dessa obra e do pensamento geohistórico de Manuel Correia de Andrade pode-se entender a construção do campesinato nas sub-regiões nordestinas sob uma perspectiva crítica. Para realizar esse resgate interpretativo será utilizada a abordagem contextual do Geógrafo francês Vincent Berdoulay (2003, 2017) que consiste, de forma geral, em analisar a conjunção da lógica interna e do conteúdo da ciência com os contextos no qual o cientista e os objetos de estudo estão situados. Dentro da espacialidade nordestina nota-se uma diferenciação entre as suas sub-regiões que foram produzidas por fatores históricos e geográficos. Com isso, mesmo que as relações de exploração do campesinato se repitam nessas sub-regiões, os fatores que levam a esse cenário não são necessariamente iguais. No combate às contradições espaciais existentes na região Nordeste a junção de camponeses em sindicatos; cooperativas e movimentos rurais é uma ação que pode fazer frente a essas contradições.
Palavras-chave: Nordeste; Conflitos; Manuel Correia de Andrade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerlane Gomes da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG), desenvolvendo pesquisas auxiliares na área do Pensamento Geográfico Regional e Pernambucano. Estudante de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um Nordeste de conflitos: a construção da territorialidade nordestina por Manuel Correia de Andrade". 

 

Rodrigo Dutra Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós-doutorado - FAPESP (2011-2013) - desenvolvendo pesquisa sobre a construção da relação entre Geografia e Teoria da Complexidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, história do pensamento geográfico, abordagem sistêmica complexa, Complexidade, planejamento e diagnóstico ambiental, fragilidade, vulnerabilidade e risco ambientais, teoria e dinâmica da paisagem.

Referências

ALBUQUERQUE, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 5° ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALVES, F. D. Importância das teorias agrárias para a Geografia rural. Mercator-Revista de Geografia da UFC, 2009.

ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste. 3 ed. (Revista Atualizada). São Paulo: Brasiliense, 1973.

ANDRADE, M. C. O pensamento geográfico e a realidade brasileira. Boletim Paulista de Geografia, 1977.

ANDRADE, M. C. Poder político e produção do espaço. Recife: Fundação Joaquim - Massangana, 1984.

ANDRADE, M. C. O caso do Nordeste brasileiro. ASA Pernambuco, 1985.

ANDRADE, T. L C. Vida e obra de Manuel Correia de Andrade: caminhos percorridos na geografia e contribuições aos estudos regionais e ambientais. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

ANDRADE, T.L.C. Entrevista com Thais de Lourdes Correia de Andrade. Entrevista concedida a Gerlane Gomes da Rocha e Rodrigo Dutra Gomes, em 15 de julho de 2021.

ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de (Org.) BERNARDES, Denis: FERNANDES, Eliane Moury. O fio e a trama: depoimento de Manuel Correia de Andrade. Recife: UFPE. Ed. Universitária, 2002.

AQUINO, J. R.; ALVES; M.; VIDAL, M. F. Agricultura familiar no Nordeste do Brasil: um retrato atualizado a partir dos dados do censo agropecuário 2017. Rev. Econ. v. 51, p. 31-54, agosto de 2020.

BERDOULAY, V. A escola francesa de Geografia. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BERDOULAY, V. The Contextual Approach, em Geography, Ideology, and Social Concern. Organizado por D.R. Stoddart. London: Blackwell, 1981. Traduzido por Márcia Trigueiro, 2003.

BRASIL, Constituição (1988). Capítulo II – Dos Direitos Sociais Art.7. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 13/02/2021.

CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; CAMPOS, Rosana Soares; CASTILHOS, Clarisse Chiappini. (2017). Estado e agronegócio no Brasil uma análise do papel dos poderes Executivo e Legislativo para a expansão do agronegócio. In: MEDEIROS, R.M.V; CASTILHOS, C. C. Dinâmicas do espaço agrário: Velhos e novos territórios. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

DEZEMONE, Marcus. A questão agrária, o governo Goulart e o golpe de 1964 meio século depois. Revista Brasileira de História, vol. 36, n° 71, p. 131-154, 2014.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Agências de Notícias, Censo Agropecuário, 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.censo-agro-207gov.br. Acesso em: 14/02/2021.

FREYRE, G. Nordeste: Aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste açucareiro. (7. ed). Global, 2004.

LEITE, J.C. O Homem do Nordeste. Teoria e debate, Edição 45, 2000. Disponível em: https://teoriaedebate.org.br/2000/07/01/o-homem-do-nordeste/. Acesso em: Agosto de 10/02/2021.

PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. Círculo do livro: São Paulo, 1980.

SAQUET, M. A. Contribuições para o entendimento da obra de Manuel Correia de Andrade: Geografia, região, espaço e território. Geo UERJ - Ano 12, nº. 21, v. 2, 2010.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

DA ROCHA, G. G.; GOMES, R. D. A Geohistoricidade Camponesa em “A Terra e o Homem no Nordeste”. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 2, p. 111–128, 2022. DOI: 10.35416/geoatos.2022.9039. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9039. Acesso em: 24 abr. 2024.