A territorialidade simbólica da Igreja Universal do Reino de Deus a partir do cinema brasileiro

Authors

  • CHRISTOVAM REIS DOS SANTOS FILHO Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.35416/2022.8016

Abstract

A religião é um dos campos de interesse da geografia e as estratégias religiosas usadas pelas instituições religiosas se modificam conforme as demandas sociais existentes. Esse texto se trata de investigar uma ação territorial religiosa adotada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) a partir dos últimos sucessos de bilheteria no cinema nacional, produzidos pela Rede Record de Televisão, buscando compreender o desenvolvimento territorial dessa instituição a partir de sua territorialidade em produções cinematográficas. Para isso, associamos o conceito geográfico de apropriação simbólica para o sagrado a fim de aproximar tais conceitos com a tática de marketing da IURD. Os procedimentos metodológicos utilizados foi uma observação de campo, acompanhando os sujeitos em uma jornada de ida aos cultos da IURD e ao cinema para assistir as produções cinematográficas promovidas pela instituição. Assim, consideramos que a IURD utiliza uma estratégia territorial midiática de apropriação simbólica por meio do cinema para atrair novos adeptos ao seu conjunto de crenças e fidelização ao discurso de seus líderes simbolicamente defendidos nos enredos dos filmes.

Palavras-chave: Territorialidade do sagrado; Estratégia de marketing pelo cinema; Apropriação simbólica.

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CHRISTOVAM REIS DOS SANTOS FILHO, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor pelo Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

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Published

2022-10-17

How to Cite

SANTOS FILHO, C. R. D. A territorialidade simbólica da Igreja Universal do Reino de Deus a partir do cinema brasileiro. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, 2022. DOI: 10.35416/2022.8016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8016. Acesso em: 8 nov. 2024.

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Artigos