Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Geografia: o croqui cartográfico como recurso metodológico no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9133Resumo
A educação geográfica e o ensino da Geografia perpassam por transições nas suas abordagens de conteúdos, práticas de ensino e metodologias realizadas em sala de aula. Assim sendo, o foco neste trabalho está na atuação do discente ao ministrar a aula, de modo que aborde e relate a experiência de elaboração de croquis cartográficos enquanto metodologia pedagógica a ser explorada nas aulas de Geografia. Para a realização desta pesquisa consideramos vários procedimentos e etapas, com base no objetivo proposto. As metodologias utilizadas foram a) pesquisa teórica; b) planejamento didático-pedagógico; c) regência e d) elaboração de croquis pelos alunos, durante a experiência no estágio docente supervisionado. A cartografia tornou-se tema relevante entre pesquisadores preocupados em inseri-la no ensino de uma Geografia escolar. A inserção da cartografia, sobretudo o uso de croquis, exerce a criatividade e possibilita ao aluno uma participação mais interativa nos conteúdos do ensino de Geografia.
Downloads
Referências
CACETE, Núria Hanglei. Formação do professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 6, 2015. Acesso em: 22 fev. 2021.
CASTELLAR, Sonia. M. V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, linguagens e tecnologia. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2011. pp. 121-135.
CASTELLAR, Sonia. M. V.; MORAES, J. V. Ensino de Geografia. São Paulo: CengageLearning, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. A construção do conhecimento cartográfico nas aulas de Geografia [recurso eletrônico] / Antonio Carlos Castrogiovanni, Paulo Roberto Florêncio de Abreu e Silva. – Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.
CAPORALE, Giancarlo. Pibid-Espaço de Formação docente: uma análise das relações entre a escola básica e a universidade. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CAPORALE, Giancarlo. Pibid – Terceiro Espaço. In: VALLERIUS, Daniel M.; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan A. dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia: Múltiplos Olhares. Jundiaí, São Paulo: Paco e Littera, 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. Percursos de Formação Docente e Práticas na Educação Básica, p. 100. 2013.
CIRINEU, Andréia Rodrigues de Araújo. O ensino da geografia por meio da utilização de croquis. 2012.
DUARTE, Ronaldo Goulart. Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Pensamento Espacial no segundo segmento do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Geografia) São Paulo: USP, 2016. p. 119.
MORONE, Rosemeire. O uso de croquis cartográficos no ensino médio. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SAIKI, Kim; GODOI, Francisco Bueno de. A prática de ensino e o estágio supervisionado. IN: PASSINI, Elza Yasuko et al (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007
SAMPAIO, Antonio C. F. A Cartografia no ensino da licenciatura em Geografia: análise da estrutura curricular vigente no país, proposta na formação, perspectivas e desafios para o futuro professor. Tese (Doutorado) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. Annablume, 2004.
SIMIELLI, M.E.R. Cartografia e Ensino. Proposta e Contraponto de uma obra Didática. Tese de Livre – Docência. DG/FFlCH/USP, São Paulo, 1996.
PPC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Marabá, Pará – 2016.