Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Geografia: o croqui cartográfico como recurso metodológico no ensino básico

Autores

  • Dionel Barbosa Ferreira Júnior Universidade Federal do Tocantins - Porto Nacional
  • Robson Alves dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9133

Resumo

A educação geográfica e o ensino da Geografia perpassam por transições nas suas abordagens de conteúdos, práticas de ensino e metodologias realizadas em sala de aula. Assim sendo, o foco neste trabalho está na atuação do discente ao ministrar a aula, de modo que aborde e relate a experiência de elaboração de croquis cartográficos enquanto metodologia pedagógica a ser explorada nas aulas de Geografia. Para a realização desta pesquisa consideramos vários procedimentos e etapas, com base no objetivo proposto. As metodologias utilizadas foram a) pesquisa teórica; b) planejamento didático-pedagógico; c) regência e d) elaboração de croquis pelos alunos, durante a experiência no estágio docente supervisionado. A cartografia tornou-se tema relevante entre pesquisadores preocupados em inseri-la no ensino de uma Geografia escolar. A inserção da cartografia, sobretudo o uso de croquis, exerce a criatividade e possibilita ao aluno uma participação mais interativa nos conteúdos do ensino de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Universidade Federal do Tocantins - Porto Nacional

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Porto Nacional.

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduado Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

 Dr em Geografia pela (UFG), Professor Adjunto do Curso de Geografia da Unifesspa. Campus Marabá, diretor do curso de Geografia.

Referências

CACETE, Núria Hanglei. Formação do professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 6, 2015. Acesso em: 22 fev. 2021.

CASTELLAR, Sonia. M. V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: Currículo, linguagens e tecnologia. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2011. pp. 121-135.

CASTELLAR, Sonia. M. V.; MORAES, J. V. Ensino de Geografia. São Paulo: CengageLearning, 2010.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. A construção do conhecimento cartográfico nas aulas de Geografia [recurso eletrônico] / Antonio Carlos Castrogiovanni, Paulo Roberto Florêncio de Abreu e Silva. – Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

CAPORALE, Giancarlo. Pibid-Espaço de Formação docente: uma análise das relações entre a escola básica e a universidade. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

CAPORALE, Giancarlo. Pibid – Terceiro Espaço. In: VALLERIUS, Daniel M.; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan A. dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia: Múltiplos Olhares. Jundiaí, São Paulo: Paco e Littera, 2019.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. Percursos de Formação Docente e Práticas na Educação Básica, p. 100. 2013.

CIRINEU, Andréia Rodrigues de Araújo. O ensino da geografia por meio da utilização de croquis. 2012.

DUARTE, Ronaldo Goulart. Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Pensamento Espacial no segundo segmento do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Geografia) São Paulo: USP, 2016. p. 119.

MORONE, Rosemeire. O uso de croquis cartográficos no ensino médio. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SAIKI, Kim; GODOI, Francisco Bueno de. A prática de ensino e o estágio supervisionado. IN: PASSINI, Elza Yasuko et al (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007

SAMPAIO, Antonio C. F. A Cartografia no ensino da licenciatura em Geografia: análise da estrutura curricular vigente no país, proposta na formação, perspectivas e desafios para o futuro professor. Tese (Doutorado) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. Annablume, 2004.

SIMIELLI, M.E.R. Cartografia e Ensino. Proposta e Contraponto de uma obra Didática. Tese de Livre – Docência. DG/FFlCH/USP, São Paulo, 1996.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Marabá, Pará – 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, D. B.; DOS SANTOS, R. A. Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Geografia: o croqui cartográfico como recurso metodológico no ensino básico . Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 2, p. 45–63, 2022. DOI: 10.35416/geoatos.2022.9133. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9133. Acesso em: 28 mar. 2024.