Cultura universitária e experiência de juventude de estudantes de geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2022.9079

Resumo

A pesquisa tem como foco a cultura universitária que se constitui no curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), Presidente Prudente, mais particularmente a experiência que têm dela jovens estudantes do segundo e terceiro anos do curso (inicialmente, antes da pandemia de Covid 19, a ideia era trabalhar com o primeiro e segundo anos), justamente aqueles que estão passando pelo processo de inserção na vida universitária, vindos de trajetórias de vida e com projetos de futuro muito diversos. . As questões principais que orientaram a pesquisa foram: quem são os jovens que chegam ao curso de Geografia da FCT/UNESP e quais eram suas experiências prévias de juventude e que experiências passaram a ter quando ingressam no curso? O que seria a graduação em Geografia da FCT/UNESP enquanto contexto socioespacial e cultural específico, que tornaria esta experiência de juventude singular? Como os estudantes em sua diversidade articulam sua especificidade às experiências como estudantes de Geografia? Para responder estas questões, seguimos um percurso investigativo que articulou estratégias quantitativas e qualitativas de produção de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Turino Silva, CPTL-UFMS

Bolsista da CAPES, possui graduação em Licenciatura e Bacharel de Geografia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP, é integrante do Grupo de Pesquisa em Produção do Espaço e Redefinições Regionais(GASPERR) e do Laboratório de Estudos Urbanos e do Território(LETUR) . Mestrando do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, com pesquisa acerca da Geografia das Juventudes/Geografia Urbana, amparada pela CAPES, com um projeto intitulado: Direito à (Univer)Cidade? Experiências de Juventude(s) dos estudantes de Geografia da FCT/UNESP e CPTL-UFMS.

 

Referências

ALMEIDA, Loriza Lacerda de A. Juventude universitária e a nova sociabilidade: continuidade ou ruptura? In: Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, VIII,2004, Coimbra, Anais... Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2004.

BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Revista Paideia, Ribeirão Preto, n. 5, p.9-p.16.1993.

BUFFA, Ester; PINTO, Gelson de Almeida. O território da Universidade Brasileira: O modelo de campus. Rev. Bras. Educ. vol.21 no.67 Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216742 Acesso em: 18 de nov. de 2021.

CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. Revista Administração online. São Paulo,SP, v. 1, n. 1.2000.Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1255609/mod_resource/content/0/O_questionariona_pesqui sacientifica.pdf. Acesso em 23/11/2021.

CHAUI, M. A universidade pública sob novas perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.24, p.5-p.15.2003.

COLOGNESE, S.; MELLO, J. L. B. A técnica da entrevista na pesquisa social. Caderno de Sociologia. Porto Alegre, v. 9, p. 143-159, 1998.

COUTRIM, R. M. da E.; CARIOCA, E.; DULCI, F. D. Jovens universitários: sociabilidades e angústias na transição para a vida adulta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, XIV, 2009, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Sociologia, p.1- p.20. 2009.

CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R.; SUCENA, L. F. M. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS, XVIII, 2002, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: Associação brasileira de estudos populacionais, 2002. p.1-26.

DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude em belo horizonte. 2001. 412 f. Tese de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo. 2001.

FEIXA, Carles. A cidade secreta: os espaços quotidianos dos jovens. Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Lisboa, n. 3, p.125-140, 2003.

FEIXA, Carles. De culturas, subculturas y estilos. In: . De jóvenes, bandas y tribus. Barcelona: Ariel, 1999. p. 84-105.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília-DF: Liber Livro Editora, 2005.

HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, UFF-Niterói, Ano XIX, n. 17, p.19-46, 2004.

MALTA, E. Práticas socioculturais juvenis: sociabilidade universitária nas cidades históricas de Ouro Preto (Brasil) e Coimbra (Portugal). In: Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB), XI , 2011, Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011. p.1- 16.

MARTINS, C.H. Dos Santos; CARRANO, P. C. R. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Revista Educação, Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 43-56, 2011.

MASSEY, D. 1991. Global sense of place. Marxim Today, v. 6, p. 24-28, 1991.

MENEGON, R. R. Culturas juvenis e jovens do ensino superior: em busca de caminhos para formação inicial e a prática educativa na educação física. 2016. 228f. Dissertação (Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação)- Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP Campus Presidente Prudente, Presidente Prudente. 2016.

NEVES, C.E.B; MARTINS, C.B. Ensino Superior no Brasil: Uma Visão Abrangente.In: DWYER, T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAYUAN, G.(org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p.125-139.

OLIVEIRA, M. F. Da R. Formação do Professor de Geografia: Ensino e Pesquisa In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, VI, 2012, Anais... São Cristóvão: Universidade Federal do Sergipe, 2012. p.1- 14.

PAIS, J. M. Culturas Juvenis. Lisboa- Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, 2014.

SEVERO, R.C.B.S.Identidades Juvenis Contemporâneas e Espaços e Tempos Escolares: Algo Está Fora Da Ordem? Revista Nonada, Porto Alegre RS, n. 24, p. 27-39, 2015.

SILVA, J. M.; SILVA, E. A.; JUNCKES, I. J. Construindo a Ciência: elaboração crítica de projetos de pesquisa. Curitiba: Instituto Cultural de Jornalistas do Paraná, 2009.

TURRA NETO, N. Definir juventude como ato político: na confluência entre as orientações de tempo, idade e espaço. In: CAVALCANTI, L. de S.; CHAVEIRO, E. F.; PIRES, L.M. (org.). A cidade e seus jovens. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015. p119-136.

TURRA NETO, N. Do Território aos Territórios. In: SOUZA, A. J. De.; SOUZA, E. B.C De; MAGNOMI JÚNIOR, L. (org.). Paisagem, Território e Região:Em busca da Identidade. Cascável: Editora Edunioeste, 2000. P.87-101.

VASCONCELOS, A.M.N. Juventude e ensino superior no Brasil. In: DWYER, T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAYUAN, G.(org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília: Ipea; Pequim: SSAP, 2016. p.125-139.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

TURINO SILVA, J. P. Cultura universitária e experiência de juventude de estudantes de geografia da FCT/UNESP - Presidente Prudente. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 6, n. 2, p. 129–151, 2022. DOI: 10.35416/geoatos.2022.9079. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/9079. Acesso em: 30 dez. 2024.