Segregação socioespacial, formas espaciais e espaços públicos: uma análise do caso de Araçatuba (SP) e Birigui (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i19.8161

Resumo

O processo de segregação socioespacial, a partir da intensificação das desigualdades e diferenças socioespaciais na cidade contemporânea, gera formas espaciais, como, os espaços residenciais fechados. O objetivo deste artigo é articular o processo de segregação socioespacial, suas formas espaciais e os espaços públicos nos municípios de Araçatuba e Birigui. O processo de autossegregação é realidade nestes municípios e vêm se intensificando a partir do crescimento de espaços residenciais fechados de médio e alto padrão, principalmente a partir dos anos 2000. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico e trabalho de campo. Foi possível identificar os espaços residenciais fechados já construídos e os projetos de novos empreendimentos. Anteriormente, quase todos os espaços residenciais fechados eram provenientes de capital local. Entretanto, atualmente, empresas como Alphaville e Damha, construíram seus loteamentos fechados em Araçatuba e Birigui, respectivamente. Observou-se como realidades profundamente distintas podem habitar espaços próximos, sendo que, em ambas as cidades, empreendimentos imobiliários estão localizados próximas a conjuntos habitacionais populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Marques da Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologia/Presidente Prudente - Universidade Estadual Paulista

Mestrado Acadêmico em andamento no Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Estadual Paulista,
campus de Presidente Prudente, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É
integrante do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe)

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

MARQUES DA SILVA, A. Segregação socioespacial, formas espaciais e espaços públicos: uma análise do caso de Araçatuba (SP) e Birigui (SP). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 19, p. 111–134, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v4i19.8161. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8161. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos