A estrangeirização da terra é a solução para a crise alimentar? As narrativas de agentes estrangeiros para justificar a apropriação de terras no exterior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v4i19.8093

Resumo

Em 2007/2008 o mundo vivenciou um aumento nos preços dos alimentos. Ao mesmo tempo, ocorreu a ascensão das crises energética e financeira. Juntos, estes fenômenos atraíram o interesse de diferentes agentes para o mercado de terras e produção agrícola. A segurança alimentar, que é uma questão geopolítica, tornou-se justificativa para a apropriação de terras no exterior por parte de agentes públicos e privados. Contudo, o objetivo da estrangeirização da terra não é garantir o acesso ao alimento a todos, mas sim sustentar a acumulação do capital em tempos de crise. O objetivo deste artigo é discutir acerca de como os agentes promotores da estrangeirização da terra utilizam da crise alimentar para justificar a sua expansão em direção ao exterior. Por meio da revisão da literatura ao longo de quase uma década de pesquisas sobre a estrangeirização da terra na América Latina, concluímos que a estrangeirização da terra apenas acentua a crise alimentar porque a sua base é a acumulação de capital e não a resolução do problema da fome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Iza Pereira, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Downloads

Publicado

2020-12-19

Como Citar

IZA PEREIRA, L. A estrangeirização da terra é a solução para a crise alimentar? As narrativas de agentes estrangeiros para justificar a apropriação de terras no exterior. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 4, n. 19, p. 63–82, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v4i19.8093. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/8093. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos