As mulheres no âmago da precariedade histórica do mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.7961

Resumo

Resumo

O artigo é fruto do debate on-line feito no desenrolar da Pandemia da Covid-19 (em 28 de maio de 2020) pela Revista Geografia em Atos, direcionado por geógrafas que discutiram a condição da mulher e seus desafios na vida privada e pública, com base em três eixos argumentativos: perfil e atuação das docentes, desafios da questão de gênero e contribuições da mulher para o saber geográfico. Nas questões levantadas partiu-se da compreensão que as determinações de classe, gênero, raça e etnia perpassam por uma categoria fundamental que dá unidade a todas elas: o trabalho. Não há produção do espaço sem trabalho. Tal produção é comandada pelas relações mercantis que criam padrões sociais de desigualdades radicados na propriedade privada capitalista e suas manifestações, entre elas o patriarcado, o machismo, o racismo, a heterossexualidade, e as demais formas de opressão que sustentam o sociometabolismo do capital. Com a reestruturação produtiva a relação dialética entre o trabalho reprodutivo (sem custo para o capitalismo) e o trabalho produtivo/improdutivo perpetua a funcionalidade das mulheres na lógica orgânica da forma mercadoria, tanto pela reprodução da vida, como pela inserção precária e desvalorizada no mundo do trabalho.

Palavras-chave: Trabalho Feminino; Precariedade; Reestruturação Produtiva e Pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dias Oliveira, Universidade Federal de Sergipe0000-0002-2091-5908

Possui doutorado (2017), mestrado (2007) e graduação em Geografia Licenciatura (2003) pela Universidade Federal de Sergipe. É professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (Campus Professor Alberto Carvalho), exercendo suas atividades desde 2009. Integrante do Grupo de Pesquisa PROGEO (DGEI/UFS) na coordenação da linha Geografia e Trabalho. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias;agronegócio; trabalho camponês, reestruturação produtiva, geografia e mudanças no mundo do trabalho, políticas públicas de trabalho e renda. Leciona as disciplinas Geografia Econômica, Geografia e Trabalho, Formação Territorial e Econômica do Brasil, Produção e Organização do Espaço Mundial. Atualmente desenvolve pesquisas Sobre "A precarização e informalidade do trabalho na periferia Aracajuana".

Referências

Referências

ALVES, Giovanni. Dimensões da precarização do trabalho: ensaios de sociologia do trabalho. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2013.

ALVES, Giovanni. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho e suas principais tendências. In: Ricardo Antunes (Organizador). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão. São Paulo: Boitempo, 2020.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v. I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BETTI, Eloisa. Gênero e trabalho precário em uma perspectiva histórica. Revista Outubro, nº 29, novembro de 2017.

CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares. Contribuições da “lente” de gênero para mirar a realidade social. In: A face feminina da pobreza em meio à riqueza do agronegócio. Buenos Aires, CLACSO, 2011. Cap. 1, p. 29-49.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Geografia no século XX: o caminho da crítica e a dialética da produção social do espaço. In: CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz; SILVA, José Danilo Santana (Orgs). O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2019. Capítulo 1, p 27-45.

CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2013.

CISNE, Mirla. Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais. Serviço Soc. Soc. [on-line], São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago. 2018.

CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria. In: CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz; SILVA, José Danilo Santana (Orgs). O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2019. Introdução, p.11-21.

FERGUSON, Susan; MCNALLY, David. Capital, força de trabalho e relações de gênero. Revista Outubro, n. 29, nov. 2017, p. 23-59. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/capital-forca-de-trabalho-e-relacoes-de-genero/. Acesso em: 01 janeiro de 2019.

FERREIRA, Verônica. Trabalho e previdência social na pauta da luta por direitos. In Cadernos de Crítica Feminista, Ano I, n. 0, Recife, p. 74-82, dez. 2007.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

HIRATA, Helena. Flexibilidade, trabalho e gênero. In: HIRATA, Helena; SEGNINI, Liliana (Orgs.). Organização, trabalho e gênero. São Paulo: Senac, 2007.

KERGOAT, Danièle. Em defesa de uma sociologia das relações sociais. In. O sexo do Trabalho. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

KOLLONTAI, Aleksandra Mikháilovna. A mulher trabalhadora na sociedade contemporânea. In: SCHNEIDER, Graziela (Org.). Emancipação feminina na Rússia Soviética. São Paulo: Boitempo, 2017.

LINHART, Danièle. A desmedida do capital. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica a economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo: 2013.

MARX, Karl. Manuscritos Filosóficos-econômicos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MATOS, Naylane Araújo; SCHERER, Renata Porcher. “As lutas feministas na sociedade capitalista”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 1, e65798, 2020.

MATTOS, Marcelo Badaró. A classe trabalhadora de Marx ao nosso tempo. São Paulo: Boitempo, 2019.

MENEZES, Sócrates. O destino da crítica geográfica e a dialética da produção social do espaço. In: CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz; SILVA, José Danilo Santana (Orgs). O fim do pensamento crítico reflexivo? A negação do humano e a banalização da teoria. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2019. Capítulo 2, p. 47-99.

MÉSZÁROS, István. A liberação das mulheres: a questão da igualdade substantiva. In: Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MORAES, Maria Lygia Quartim de. Marxismo e feminismo: afinidades e diferenças. Crítica Marxista, São Paulo, Boitempo, v.1, n. 11, 2000, p. 89-97.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2009.

OLIVEIRA, Vanessa Dias de Oliveira. Políticas públicas e trabalho precário: a retórica da “autonomia empreendedora” e a permanência do desemprego. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão/SE, 2017. 300p.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Trabalho feminino e capitalismo. Perspectivas, Revista de Ciências Sociais, ano 1, vol. 1, n.1. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1976.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Ontogênese e filogênese do gênero: ordem patriarcal de gênero e a violência masculina contra mulheres. In: Série Estudos e Ensaios/Ciências Sociais- FLACSO: Brasil, Junho de 2009.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2003.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

OLIVEIRA, V. D. As mulheres no âmago da precariedade histórica do mundo do trabalho. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 18, p. 243–268, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v3i18.7961. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7961. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ