A comunidade muçulmana em Guarulhos

Autores

  • Marcos Timóteo Rodrigues de Souza Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i1.7574

Resumo

O islamismo diferencia-se do crsitianismo a partir da concepção de Deus, trino neste e indivisível naquele.  Seus adeptos, os muçulmanos, estão presentes em várias cidades do Brasil. Com suas igrejas e associações filantrópicas no nível das relações sociais e suas mesquistas, cemitérios,e scolas e clubes no nível da paisagem urbana, o islamismo produz espaços próprios. Tal fenômeno ocorre em Guarulhos, município da região metropolitana de São Paulo. Lá a comunidade muçulmana é expressiva. No entanto, as relações capitalistas de produção impõem condições de vida cotidiana conflitantes com o universo de valores islâmicos e o enfraquece enquanto observância rigorosa da doutrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Timóteo Rodrigues de Souza, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Doutoramento no Programa de Pós-graduação em Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Presidente Prudente/SP.
Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Presidente Prudente/SP.
Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais - GAsPERR 
Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Urbanização e Produção de Cidades na Bahia.
Atuando nos seguintes temas: produção do espaço urbano, sistema urbano, cidades médias, fragmentação socioespacial, práticas espaciais.

Downloads

Publicado

1999-04-15

Como Citar

SOUZA, M. T. R. de. A comunidade muçulmana em Guarulhos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 1, p. 27–48, 1999. DOI: 10.35416/geoatos.v1i1.7574. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7574. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos