Análise do processo espacial de descentralização em Imperatriz (MA): um olhar a partir do Imperial Shopping

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.7079

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal, analisar o processo de descentralização das atividades ligadas ao setor terciário no espaço urbano de Imperatriz, uma cidade média pertencente ao estado do Maranhão. Nesse sentido, tomaremos como base o processo de descentralidade desempenhado pelo Imperial Shopping. Para tanto, fez-se necessário antes de tudo realizar uma discussão sobre o processo de descentralização nas cidades, bem como apresentar as características e significados da estrutura terciária da cidade. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, houve a necessidade de se adotar técnicas de coleta de dados. Uma delas foi a observação direta e registro fotográfico, permitindo caracterizar a área de estudo. Além disso, analisamos dados divulgados na página do shopping. Esses apontamentos sobre o processo descentralização são de suma importância, já que podem servir de fonte e alimentação de dados referentes a aspectos essenciais da dinâmica urbana e econômica da cidade de Imperatriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Gestão e Educação Ambiental por meio da Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco - FAPAF. Mestrando através do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Elizeu Ribeiro Lira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Doutor dos cursos de licenciatura, bacharelado e Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, L.; RIBEIRO LIRA, E. Análise do processo espacial de descentralização em Imperatriz (MA): um olhar a partir do Imperial Shopping. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 18, p. 117–130, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v3i18.7079. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7079. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos