O shopping Iguatemi Rio Preto: as mudanças na paisagem urbana e a nova centralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.7045

Resumo

Os shopping centers são empreendimentos que, com mais ou menos tempo, trazem mudanças nas áreas em que são instalados. Atraem para suas proximidades outras opções comerciais e, inclusive, empreendimentos destinados à moradia, como, por exemplo, condomínios fechados de luxo ou mesmo novos loteamentos populares. Além disso, em alguns casos, há a implantação de campus universitários e escolas em seus arredores. Esses novos empreendimentos contribuem para a valorização dessas áreas, aumentando o valor do metro quadrado da terra urbana, por exemplo. Por outro lado, os shopping centers são estabelecimentos excludentes que buscam um público alvo, excluindo quem não faz parte deste. O objetivo deste artigo é analisar o impacto do Iguatemi Rio Preto na área em que foi implantado. Localizado na zona Sul de cidade, historicamente destinada aos citadinos bem abastados, desde o seu lançamento foi possível observar que houve uma grande valorização dos terrenos localizados nas proximidades, atraindo novos projetos de alto padrão. Nesse contexto, a valorização torna este setor da cidade cada vez mais homogêneo, com um empreendimento que foi planejado para atender a um público específico que vive nos condomínios próximos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Mateus Lima, Universidade de São Paulo

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia UNESP, Campus de Presidente Prudente. Atualmente cursa o Doutorado em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

LIMA, L. H. M. O shopping Iguatemi Rio Preto: as mudanças na paisagem urbana e a nova centralidade. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 18, p. 33–60, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v3i18.7045. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7045. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos