O circuito financeiro-imobiliário em Presidente Prudente: Novos condicionamentos na produção do espaço urbano, o estudo de caso a partir de instrumentos de securitização imobiliária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v8i15.7009

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise dos processos e dinâmicas dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) na cidade de Presidente Prudente, buscando compreender suas dinâmicas gerais e seus processos de espacialização intraurbana. Utilizando como fonte principal os dados primários das emissões produzidas pela Caixa Econômica Federal. O recorte territorial circunscrito à cidade permitirá valorizar a articulação de escalas presentes nos processos de financeirização do imobiliário, na medida em que os CRIs, como instrumentos do sistema financeiro, afeitos sempre às escalas globais da valorização do capital, serão analisados, também, a partir das características dos mercados e das dinâmicas imobiliárias da cidade. Esta, por sua vez, será considerada a partir de dados e informações sobre as características das ofertas imobiliárias em diferentes áreas/bairros, principalmente em relação à terra urbana, a localização de suas ofertas e preços, buscando compreender suas dinâmicas imobiliárias. A articulação entre escalas geográficas dos processos, o foco sobre a terra urbana direciona o trabalho. Ao identificarmos a presenças de instrumentos de securitização em cidades médias, percebemos o crescimento desses instrumentos e a dispersão dos mesmos pelo território, além verificarmos a importância da ação estatal na viabilização do mercado de títulos secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor de Souza Ferreira, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente

Aluno de Graduação do curso de Geografia da Faculdade de Ciencias e Tecnologia de Presidente Prudente

Referências

ABREU, Marlon A. Produção imobiliária e os espaços da financeirização: entre o abstrato da riqueza financeira e o concreto da cidade produzida. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP. 2019.

AMORIM, Wagner Vinicius. A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá/PR. 2015. 413 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.

AMBIMA. Estudos Especiais e produtos de Captação. Certificados de Recebíveis Imobilários, Rio de Janeiro (2015).

BARCELLA, Bruno L. S. A dinâmicas dos agentes imobiliários e suas estratégias fundiárias em cidades médias: da reprodução do capital à reprodução das desigualdades socioespaciais. (2018). 216f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2018.

BOTELHO, Adriano. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.

CARVALHO, Marcia C, Relatório de Qualificação de Doutorado defendido na FCT UNESP. Presidente Prudente. 2019.

COIMBRA, Aline F. Mercado imobiliário, produção habitacional e desigualdades socioespaciais em cidades médias paulistas: Bauru e São José do Rio Preto. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, 2018.

GUTIÉRREZ DEL VALLE, Ricardo Méndez. Crisis económica y reconfiguraciones territoriales. V Jornadas de Geografía Económica AGE Univ. de Girona. 2012.

HARVEY, David. Los limites del capitalismo y la teoria marxista. Mexico DF: Fondo de Cultura Economica, 1990.

MELAZZO, Everaldo. S.; ABREU, Marlon. A. A expansão da securitiza-ção imobiliária: uma prospecção a partir da cidade de Ribeirão Preto-SP. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 23, n. 1, p. 022-039, abr. 2019. ISSN 2179-0892.

PAIVA, Claúdio C. de. A diáspora do capital imobiliário, sua dinâmica de valorização e a cidade no capitalismo contemporâneo: a irracionalidade em processo. Tese (Doutorado em Economia). Unicamp: Campinas/SP. 2007.

PEREIRA, Alvaro. L. S. Intervenções em centros urbanos e conflitos distributivos: modelos regulatórios, circuitos de valorização e estratégias discursivas. 2015. 308 f. Tese (Doutorado Direito), USP. São Paulo, 2015.

REIS, Bruno P. Produção do Espaço Urbano e Dinâmica Imobiliária em Cidades Médias: os casos de Presidente Prudente (SP), São José do Rio Preto (SP) e Lleida (ESP). Bruno Pereira Reis. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. – Presidente Prudente: [s.n], 2015. 102 p.

RB CAPITAL. Termo de securitização de termos imobiliários. RB CAPITAL, 2014 (Disponível em: http://www.rbcapitalsecuritizadora.com/emissoes/rb capitalcompanhia-de securitizacao/default.aspx?tipo=securitizacao&id=109).

ROLNIK, Raquel. Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. Tese apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para obtenção do título de livre-docente.

ROYER, Luciana. de O. Financeirização da política habitacional: Limites e perspectivas. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). São Paulo: USP/FAU, 2009.

ROYER, Luciana. de O. O FGTS e o mercado de títulos de base imobiliária: relações e tendências. Cadernos da Metrópole. São Paulo, v. 18, n. 35, 33-51, abril. 2016.

SANFELICI, Daniel. As escalas de acumulação na produção das cidades. In: A Cidade como negócio. CARLOS, Ana F. VOLOCHKO, Danilo. ALVAREZ Isabel P. (organizadores). - São Paulo: Editora Contexto, 2015.

SANFELICI, Daniel; Halbert, Ludovic: Financial market actors as urban policy-makers: the case of real estate investment trusts in Brazil, Urban Geography. 2016.

UQBAR (2016). Anuário UQBAR securitização e financiamento imobiliário 2016. Disponível em: www.uqbar.com.br/publicacoes/anuario-securitizacaofianciamento-imobiliario-2017.jsp

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DE SOUZA FERREIRA, J. V. O circuito financeiro-imobiliário em Presidente Prudente: Novos condicionamentos na produção do espaço urbano, o estudo de caso a partir de instrumentos de securitização imobiliária. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 15, p. 198–216, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v8i15.7009. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7009. Acesso em: 27 abr. 2024.