Os desafios da destinação do lixo na cidade de Presidente Prudente (SP) / The garbage destination challenges in the city of Presidente Prudente (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6665

Resumo

A destinação incorreta dos resíduos sólidos nas cidades brasileiras é um dos principais problemas ambientais urbanos, afetando a população e o meio ambiente de diversas formas, tais como propagação de doenças, contaminação do solo e da água. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir essa problemática e entender como a questão do lixo se relaciona com as dinâmicas da cidade e de seus habitantes na preservação social, urbana e ambiental. Feito a revisão bibliográfica sobre o tema, além de visitas a Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis (COOPERLIX) na cidade de Presidente Prudente para entender como que se dá o seu funcionamento. levamos para os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Arlindo Fantini essa problemática e fizemos uma oficina de instrumentos musicais com materiais recicláveis, visando a articulação político pedagógica em função da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio Henrique Lopes Madureira, FCT/UNESP.

Graduando em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente.

Gabriele Carvalho Guimarães, FCT/UNESP.

Graduanda em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente.

Mateus Henrique da Silva Dias, FCT/UNESP.

Graduando em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente.

Maria Aparecida dos Santos Cruz, FCT/UNESP.

Graduanda em Geografia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MADUREIRA, K. H. L.; GUIMARÃES, G. C.; DIAS, M. H. da S.; CRUZ, M. A. dos S. Os desafios da destinação do lixo na cidade de Presidente Prudente (SP) / The garbage destination challenges in the city of Presidente Prudente (SP). Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 7, n. 14, p. 241–256, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v7i14.6665. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6665. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ