Interdisciplinaridade e ensino de Geografia:desafios e possibilidades / Interdisciplinarity in the teaching of geography: challenges and possibilities
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6660Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar I e como se deu o processo de construção dos projetos dos alunos. Ministrada no primeiro semestre de 2019, para os alunos do terceiro ano do curso de graduação em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – campus Presidente Prudente (SP), propusemos a elaboração de um projeto interdisciplinar sobre algum tema relacionado a problemas ambientais urbanos, passível de ser aplicado em escolas de ensino fundamental e médio da rede estadual através de alguns recursos didáticos. A novidade e o diferencial do que foi realizado em 2019 em relação aos anos anteriores foi resultado da boa articulação com outras disciplinas, notadamente, Geomorfologia, Geografia Urbana, Estágio Supervisionado I e Didática, além, é claro, da dinâmica de acompanhamento por etapas e construção coletiva dos projetos que contribuiu para a qualidade deles.