Presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos: um enfoque no pimentão e pepino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i17.6480

Resumo

A modernização da agricultura intensificou a utilização de insumos modernos como máquinas, fertilizantes, equipamentos e agrotóxicos. O emprego do último na produção agrícola e a consequente contaminação dos alimentos por causa destas substâncias têm gerado contínua preocupação na questão da saúde da população. A respeito da prevenção e o controle dos riscos à saúde quanto ao consumo de alimentos in natura contaminados foi desenvolvido um programa de monitoramento em âmbito nacional com o propósito de fortificar a eficiência do governo em relação à segurança alimentar. Desse modo, o presente estudo tem como enfoque a contaminação de alimentos por agrotóxicos apresentados nos relatórios do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. O uso de substâncias não autorizadas, em culturas agrícolas, em reavaliação toxicológica e acima do Limite Máximo de Resíduo permitido tem provocado irregularidades nas amostras coletadas pelo programa, particularmente para o cultivo do pimentão e do pepino. Como resultado, foi constatado que grande parte das irregularidades pertence às detecções de substâncias não autorizadas para o uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victoria Medeiros Balleste, Universidade Federal do Rio Grande -FURG/Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.

Graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG e integrante do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA, bolsista Pibic - CNPq.

Jussara Mantelli, Universidade Federal do Rio Grande -FURG/Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI.

Docente de Geografia na graduação e pós-graduação do ICHI/FURG  e coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários e Culturais - ARCA/FURG.

Downloads

Publicado

2020-04-10

Como Citar

BALLESTE, V. M.; MANTELLI, J. Presença de resíduos de agrotóxicos nos alimentos: um enfoque no pimentão e pepino. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 17, p. 44–63, 2020. DOI: 10.35416/geoatos.v2i17.6480. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6480. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos