No itinerário da formação de Muricilândia-TO/In the itinerary of the training of Muricilândia-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.6202

Resumo

Objetivamos com esta pesquisa analisar a formação territorial de Muricilândia, cidade localizada no norte do Estado do Tocantins com olhares geográficos sobre o mito, a história e o território de sujeitos migrantes, do movimento denominado de “Bandeira Verde”. A forma de ler o processo foi por meio de um estudo da percepção de indivíduos sobre o fenômeno, embasado na fenomenologia de Dardel (2011). O tripé de abordagem, que evidencia a história, o mito e o território, corroboram para uma análise metódica das características identitárias dos sujeitos muricilândenses. A pesquisa foi desenvolvida a partir de observações implementadas no âmbito da interpretação cultural, segundo evidências míticas na formação territorial de Muricilândia-TO. Os espaços sagrados, assim como as tradições míticas desempenham um papel singular na formação territorial do município, tendo como referência o mito das “Bandeiras Verdes” como gênese do processo. A história fundamenta-se em uma profecia, que é o ponto de partida que levou esses indivíduos a desbravarem a região. A construção desses conceitos míticos no catolicismo popular alcança relevância e fundamentos bíblicos, que viabilizam interpretações e formas de se conceber o território, construindo, com isso, formas de mediações da leitura e interpretação do mundo, mediante a uma visão fundada no espaço vivido e na memória.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliseu Pereira de Brito, Universidade Federal do Tocantins
    Possuí Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa GEGATO - Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e Tocantins e Pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos, Agrários e Regionais - NURBA/UFT. Pesquisador Externo do LABOTER/UFG. Desenvolve pesquisa sobre "Território e territorialidades das comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal - Tocantins" e sobre "Identidades Territoriais e Lugares tocantinenses. Desenvolve leituras no Grupo de Estudo sobre os "lugares" em Jöel Bonnemaison". Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína. Editor da Revista Tocantinense de Geografia.
  • Erasmo Carlos de Lima Conceição, Universidade Federal do Tocantins
    Graduado em Geografia. Professor da rede pública de ensino do Tocantins. Pesquisador do GEGATO/UFT. Desenvolve pesquisa sobre cultura tocantinense com ênfase sobre os movimentos migratórios nodestino em direção a Amazônia.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

No itinerário da formação de Muricilândia-TO/In the itinerary of the training of Muricilândia-TO. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 3, n. 10, p. 241–254, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v3i10.6202. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6202. Acesso em: 5 dez. 2025.