A escola e o racismo: uma análise das condições do ensino da questão étnico-racial brasileira nas escolas públicas do município de Presidente Prudente - SP
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6098Resumo
O presente artigo é resultado de um trabalho apresentado a uma disciplina do curso de graduação em Geografia (licenciatura) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT Unesp), no campus de Presidente Prudente - SP. O objetivo geral foi o de identificar como a questão racial tem sido trabalhada em escolas públicas de Presidente Prudente, em diálogo com as políticas educacionais nacionais e estaduais. Para isso, verificou-se junto à equipe pedagógica (direção ou coordenação) e aos professores da área de humanas (sobretudo história e geografia) de uma escola estadual do município, como as questões étnico-raciais estão sendo trabalhadas no cotidiano escolar, analisando também o material didático utilizado com o intuito de identificar se (e como) tais questões comparecem nos conteúdos trazidos. Foi possível concluir, através das entrevistas, que há uma divergência de posições por parte dos segmentos escolares, evidenciando formações distintas, e que dentro da formação profissional, o tratamento deste assunto deixa a desejar. Quanto aos livros didáticos, percebeu-se que os conteúdos relativos à questão étnico-racial chegam a estar presentes, mas muitos dos textos presentes no material analisado são demasiadamente superficiais.Downloads
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Publicado
2018-12-24
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Seção
Artigos
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A escola e o racismo: uma análise das condições do ensino da questão étnico-racial brasileira nas escolas públicas do município de Presidente Prudente - SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 7, p. 160–177, 2018. DOI: 10.35416/geoatos.v2i7.6098. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6098. Acesso em: 5 dez. 2025.



