A hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo de desenvolvimento prioritário para o espaço agrário brasileiro: notas para um debate/The ideological hegemony of the agribusiness concept as a model of priority development for the brazilian agrarian space: notes for a debate
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v3i10.5814Resumo
Nas últimas décadas tem sido evidente o protagonismo das políticas públicas voltadas para consolidar o agronegócio como modelo prioritário de desenvolvimento para o campo brasileiro, num contexto em que o formato e a estrutura da produção da agropecuária capitalista tem sido o instrumento de inserção das elites agrárias rentistas ao capitalismo mundializado. Assim, o conceito de agronegócio tem sido comumente evocado como sendo sinônimo de eficiência produtiva no campo brasileiro, assenhorando-se de toda a produção agropecuária, capaz de assegurar os resultados positivos da economia nacional, apresentando tais resultados como justificativa para os volumosos aportes creditícios que lhe são outorgados, bem como para a manutenção do latifúndio improdutivo, o que acaba estrategicamente postergando continuamente qualquer iniciativa de Reforma Agrária no Brasil. Nesse contexto, este artigo busca analisar os pilares que sustentam a hegemonia ideológica do conceito de agronegócio como modelo prioritário para o espaço agrário brasileiro, apresentando as contradições e o elevado custo social deste formato e estrutura de produção agropecuária.