O ESPAÇO–TEMPO E A MEMÓRIA COMO METODOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO URBANO: UMA PROPOSTA PARA O BAIRRO VILA NOVA PRUDENTE EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP

Autores

  • Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos FCT UNESP de Presidente Prudente - SP
  • Paula Fonseca do Nascimento Viudes FCT UNESP de Presidente Prudente - SP
  • Mariana Aparecida Gazolla FCT UNESP de Presidente Prudente - SP

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i4.5461

Resumo

Compreender a importância que a memória possui, através de sua análise no espaço-tempo, é fundamental para entendermos novas realidades. Sendo elas, novas possibilidades de inserir ao debate novas vivências, absorve-se a importância de utilizar a memória e o espaço-tempo como metodologias para o conhecimento destas realidades. Mediante o resgate da memória, é possível ainda estabelecer relações diretas com a identidade de cada pessoa, estabelecendo uma credibilidade das informações tanto em caráter individual ou coletivo. Assim, visaremos incluir uma análise espaço-temporal em conjunto com a memória no bairro Vila Nova Prudente em Presidente Prudente/SP, buscando criar uma possibilidade de um Plano de Bairro, visando conectar este bairro com a cidade média estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, FCT UNESP de Presidente Prudente - SP

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Geografia pela FCT UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP.

Licenciado e estudante de bacharelado da Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente - SP. Integrante dos grupos de pesquisa GASPERR (Grupo de Pesquisa de Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e CEMESPP (Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas). Desenvolve trabalho no âmbito da produção do espaço urbano, com destaque para as políticas habitacionais, com ênfase na presença do consumo e do crédito nas mesmas.

Paula Fonseca do Nascimento Viudes, FCT UNESP de Presidente Prudente - SP

Assistente Social e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia. Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT- UNESP). Câmpus de Presidente Prudente/SP. Bolsista: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Mariana Aparecida Gazolla, FCT UNESP de Presidente Prudente - SP

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Faculdade de Ciência e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT- UNESP) Câmpus de Presidente Prudente/SP. Bolsista: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

AUGUSTO SILGUEIRO DOS SANTOS, F. C.; DO NASCIMENTO VIUDES, P. F.; GAZOLLA, M. A. O ESPAÇO–TEMPO E A MEMÓRIA COMO METODOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO URBANO: UMA PROPOSTA PARA O BAIRRO VILA NOVA PRUDENTE EM PRESIDENTE PRUDENTE/SP. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 4, p. 13, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i4.5461. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5461. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos