AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i4.5456Resumo
Neste artigo, apresentamos as principais análises e resultados obtidos através do desenvolvimento do projeto intitulado "Os desastres naturais do ponto de vista da Geografia e da mídia", o qual foi realizado com os alunos da Escola Estadual "Maria Luiza Formozinho Ribeiro", de Presidente Prudente - SP. Buscamos auxiliar os estudantes no entendimento de que, muitas vezes, a mídia, quando divulga casos de desastres de natureza hidrológica, ampara-se em intenções e ideologias específicas. Analisamos e desconstruímos notícias de jornais com o intuito de identificar como a mídia noticia tais desastres. Geralmente, os textos jornalísticos "naturalizam", através do sensacionalismo, os elementos causadores das inundações, das enchentes e dos alagamentos nos espaços urbanos, culpando o clima e/ou o tempo como os responsáveis pelos desastres naturais.Downloads
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Publicado
2017-12-30
Como Citar
ABATE, A. A.; APARECIDO, R. C.; NASCIMENTO FERREIRA, G. V. AS NOTÍCIAS DE JORNAIS COMO RECURSOS DIDÁTICOS: OS DESASTRES DE NATUREZA HIDROLÓGICA DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA E DA MÍDIA. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 4, p. 16, 2017. DOI: 10.35416/geoatos.v1i4.5456. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/5456. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos